Como Fazer Bolo de Fubá

Como Fazer Bolo de FubáHmm, cafézinho à tarde e um bolinho. Tem coisa melhor? Aquele cheirinho bom rondando a casa toda, te lembrando da infância e da época em que o café só era bom pelo cheiro que acompanhava o bolo de fubá. Sim, bolo de fubá. Que derrete na boca e que deixa a impressão de barriga quentinha. Quer aprender a fazer?

1. Separe tudo que irá precisar: ingredientes, eletrodomésticos, utensílios de cozinha. Pré-aqueça o forno a 180ºC;

2. Separe a gema e a clara de quatro ovos; Bata, na batedeira, de preferência, quatro claras até ficarem com consistência de claras em neve; Com a batedeira na menor velocidade, vá acrescentando as gemas. Uma a uma, batendo por aproximadamente cinco segundos em cada adição; Acrescente 3 colheres (sopa) de margarina, de preferência em temperatura ambiente; Vá acrescentando, aos poucos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, sempre aos poucos; Vá intercalando 1 xícara (chá) de fubá e 1 ½ xícara (chá) de leite; Se gostar, acrescente algumas gotas de essência de baunilha;

3. Desligue a batedeira, acrescente 1 colher (sopa) de fermento e misture com uma colher; Unte uma fôrma de 27cm x 12cm x 7cm com margarina e farinha. Coloque no forno por, aproximadamente, 40 minutos. Na dúvida faça o teste do palito. Espere esfriar e desenforme.  Há pessoas que gostam de polvilhar com açúcar e canela, isso pode ficar a seu critério.

*Há também as versões do bolo de fubá cremoso, com queijo, com coco e/ou com recheio. Esta receita se refere ao bolo mais comum, fofo e sem recheio.

E pronto, agora é só cortar e se deliciar no café da manhã, café da tarde ou em qualquer hora do dia. Afinal, bolinho de fubá é sempre bem vindo!