Como Fazer Barra de Calça

Como Fazer Barra de CalçaUm problema recorrente, principalmente com pessoas mais baixas, é a barra das calças. Muitas vezes aquele tamanho que fica perfeito na cintura é muito grande para o tamanho das pernas. Para que você não tenha que recorrer a uma costureira e gastar seu dinheiro, esse artigo traz as instruções para você fazer a barra de suas calças sem sair de casa.

Material:

  • linha (na cor da calça ou em cor contrastante);
  • agulha;
  • tesoura;
  • alfinetes;
  • uma calça com a barra no tamanho certo para você.

Como fazer:

1. Vire a calça do avesso e alinhe-a pelo cavalo.

2. Faça o mesmo com a outra calça, aquela que você vai usar como referência.

3. Segure as duas ao mesmo tempo pelo cavalo e alinhe-as para comparar até onde vai a perna de cada uma.

4. É bom colocá-las sobre uma mesa e depois passar a mão alisando para garantir que não tem tecido embolando embaixo.

5. Dobre a barra de uma perna para que a nova ponta do tecido fique do mesmo comprimento do que a perna da calça de baixo. Prenda com alfinetes.

6. Faça os mesmos procedimentos com a outra perna da calça.

7. desvire a calça e experimente-a com cuidado (por causa dos alfinetes e para não desmanchar o que você acabou de fazer). A idéia é checar se está tudo certinho antes de começar a parte da costura. Olhe-se no espelho e prove com os sapatos que pretende usar para ver se não está curta ou comprida demais. Ainda dá tempo de mexer se tem alguma coisa esquisita.

8. Pegue a linha escolhida e a agulha e comece a costurar. Você pode fazer pontos delicados, que não apareçam, ou radicalizar – como eu fiz. Como a minha calça era de veludo cotelê e tinha um pequeno detalhe em vermelho, resolvi usar costurar com pontos aparentes. A vantagem do veludo é que eu podia contar o número de “listras” para que a costura ficasse bem regular. Eu passei a linha 2 listras pra cima e 2 pra baixo.

9. Mais uma vez experimente a calça e veja se gostou do resultado.

10. Se estiver tudo bem, é hora de cortar o tecido excedente. Use uma tesoura de picote para o tecido não desfiar. Se tiver tempo e paciência, faça um acabamento interno.