Como Fazer Banana Passa no Micro-ondas

Como Fazer Banana Passa no Micro ondasA banana é fruto de uma planta herbácea, a bananeira. Originária do sudeste da Ásia, é atualmente cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta, sendo mais de 130 países. As bananas formam-se em cachos, depois da maturação e colheita do cacho da fruta, o pseudocaule morre (ou é cortado), dando origem, posteriormente, a um novo pseudocaule. Seu tempo de vida chega a 15 anos ou até mais.

O índice de perda entre o produtor e o consumidor final da banana chega a 60% de toda a safra. Ou seja, de cada 10 bananas, somente quatro vão parar na mesa do consumidor. As outras seis são descartadas por não atingirem a qualidade ideal para consumo. Por isso, a desidratação é o processo ideal para a conservação e não desperdício desse alimento.

A banana passa é um produto obtido por processo de secagem natural, feito em secador solar ou artificial, em secadores à lenha, a gás ou elétricos, da banana madura inteira, em metades ou em rodelas.

Para que haja desidratação, a remoção da água dos alimentos é feita por meio do aumento de sua temperatura. Com isso, ocorre a evaporação da água contida nos produtos, enquanto a circulação do ar remove a umidade evaporada.

Você deseja fazer suas bananas passas em casa e não sabe como? Aqui temos uma ótima dica para preparar essa delícia em casa.

1. Descasque as bananas. Corte cada banana em pedaços com largura de 0,5 cm a 1 centímetro.

2. Coloque os pedaços de banana em um prato, refratário, vasilha ou outro suporte que possa ir ao micro-ondas.

3. Ligue e coloque seu micro-ondas na potência máxima de 3 a 7 minutos, ou até que as bananas fiquem um pouco moles e grudentas. Esse tempo vai depender da potência de seu micro-ondas, então fique de olho para não passar muito.

4. Retire-as do micro-ondas e coloque em um suporte feito grade. Polvilhe canela em pó. Então as coloque em algum lugar seco, ventilado e seguro, fora da geladeira. Elas devem secar naturalmente. Deixe-as ali secando de um dia para o outro.

5. No outro dia elas estarão prontas para ser consumidas. O ideal é armazená-las em um pote limpo e hermeticamente fechado, para que não mofem ou estraguem.

As bananas passas é uma ótima opção de lanche saudável e para driblar a vontade de comer doces. Além disso, também fazem bem ao organismo, pois são fonte de antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais.

Não é à toa que tem uma longa lista de benefícios que trazem ao corpo.