Como Fazer Baião de Dois

Como Fazer Baião de DoisO baião de dois é uma comida típica da culinária nordestina, vindo do estado do Ceará, que tradicionalmente é um prato preparado com arroz e feijão verde ou feijão novo, com adição de paio ou carne seca. É muito comum por possuir estes dois elementos de fácil acesso para toda a população: arroz e feijão.

Aprenda a fazer baião de dois, esse prato típico de nossa culinária.

1. Separe os ingredientes. Para fazer baião de dois, você vai precisar de:

- ½ quilo de feijão verde ou feijão novo

- 3 gomos de paio

- 2 tabletes de caldo de carne

- 1 cebola grande cortada em cubos ou ralada

- 1 dente de alho amassado ou picado

- 3 colheres de sopa de óleo

- ½ colher de sopa de coentro picado

- 2 ½ de chá de arroz branco lavado e escorrido

- 150g de queijo de coalho ou branco cortado em cubos

2. Prepare o feijão. Primeiramente, um dia antes, deixe o feijão de molho em água. No dia seguinte, coloque o feijão escorrido em uma panela, com o caldo de carne e dois litros e meio de água. Deixe em fogo baixo por uma hora, com a panela tampada. Depois, desligue o forno e deixe de lado.

3. Tempere o arroz. Em outra panela com o óleo já quente, refogue o alho e a cebola, depois jogue o paio cortado em rodelas ou cubinhos e deixe fritando um pouco. Ponha o arroz em seguida e refogue mais. Junte com o feijão já cozido com o caldo. Misture bem e deixe cozinhar até que o arroz fique bom, com consistência firme.

4. Finalize. Depois de pronto, coloque o queijo por cima do arroz, e tampe até que o vapor o derreta. Você pode salpicar um pouco de salsinha ou coentro por cima.

Você pode servir com uma porção refogada de carne e seca ou retirar o paio da receita e fazê-lo refogado com cebolas. Servi-lo sozinho também é uma ótima opção.