Como Fazer Bacalhau com Batatas

Como Fazer Bacalhau com BatatasNo Brasil, o bacalhau é uma comida muito típica das festas pascoais. Tudo teve início com o jejum imposto pela Igreja na quaresma, retirando a carne vermelha da alimentação, fazendo com que o peixe entrasse facilmente na mesa dos fiéis. O bacalhau era o peixe mais barato e se tornou o escolhido para a refeição das festas religiosas. O jejum foi saindo aos poucos do costume, mas o bacalhau virou tradição.

Se você quer manter essa tradição também, aprenda como fazer um delicioso bacalhau com batatas e deixe suas refeições mais gostosas.

1. Separe os ingredientes. Para fazer seu bacalhau com batatas, você vai precisar de:

- 1 kg de bacalhau

- ½ lata de azeite

- 1 cebola em rodelas finas

- 1 tomate em rodelas finas

- 1 pimentão, da cor que preferir, em rodelas.

- 1 concha da água do bacalhau

- 1 kg de batata grande

- Azeitonas

2. Deixe o bacalhau dessalgando. Você precisa fazer com que o bacalhau perca o excesso de sal que contém. O  mínimo que se pede são vinte e quatro horas de molho na água, trocando-a de três a cinco horas.

3. Coloque no forno. Depois de retirá-lo da água, coloque no forno em uma panela com água e deixe ferver durante quinze minutos. Desligue o fogo e separe uma concha da água onde o bacalhau foi cozido.

4. Corte as batatas. Descasque bem as batatas, lave-as e as corte em rodelas grossas.

5. Prepare. Em um refratário quadrado, forre o fundo com uma camada de batatas, depois coloque o bacalhau, a cebola, o tomate, o pimentão e as azeitonas. Faça outra camada de batatas e complete com os outros ingredientes. Complete até que os ingredientes acabem ou até que o refratário esteja cheio. Regue com a água do bacalhau e a meia lata de azeite.

6. Leve ao forno. O forno deve estar pré-aquecido, só então coloque o bacalhau no fogo. Mantenha-se atento, a hora de retirar do forno é quando as batatas já estiverem cozidas e moles.

Um bom vinho branco é bom acompanhante para esse delicioso bacalhau com batatas.