Como Fazer Assinatura Digital

Como Fazer Assinatura DigitalAs assinaturas são utilizadas para que ninguém se passe por você ao assinar um documento, ou seja, elas garantem sua identidade.

As assinaturas digitais têm a mesma finalidade, porém elas são utilizadas em documentos on line, e garantem que foi você e não um terceiro que assinou determinado documento ou contrato.

Elas são utilizadas por pessoas ou empresas e garantem que o emissor do serviço ou documento é quem ele diz ser. Por isso mesmo é uma garantia para a contratação de serviços on line, a assinatura digital permite que você navegue com segurança por sites que utilizem suas informações pessoais.

Para fazer sua assinatura digital basta seguir o tutorial abaixo:

1º passo Dirija-se à qualquer entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (TI), chamadas também de Autoridades Certificadoras (AC).

2º passo Requisite uma chave privada. Essa será sua assinatura digital.

Com essa chave apenas você estará autorizado para emitir e receber determinados arquivos, com isso não haverá chance de alguém se passar por você, afinal os dados emitidos terão uma identidade própria (chave privada).

Com uma chave pública você poderá apenas acessar os documentos recebidos e repassar a informação. Porém ao repassar os dados, constará no documento a identificação daquele que o produziu, a chave privada do emissor.

3º passo Para repassar informações e necessário obter um hash, função responsável por criptografar e dar identidade única para os dados usados.

4º passo Após obter a chave e o hash, será emitido um certificado para estabelecer comunicação entre uma ou mais pessoas, desde que elas também tenham suas respectivas chaves.