Como Fazer Arte Francesa

Como Fazer Arte FrancesaArte Francesa é uma interessante arte de profundidade, contorno e percepção. Na maioria das vezes são usadas seis cópias da mesma impressão e dependendo da riqueza de detalhes e do tamanho da figura até dez cópias. Há três camadas principais incluindo o fundo, meio e o primeiro plano com várias camadas intermediárias entre o fundo e o primeiro plano. A Arte Francesa surgiu na Antiga China onde era usada na decoração de móveis, figuras cobertas de verniz laca, conhecidos como laqueados. Os Franceses utilizaram-se dessa técnica inovando com vários recortes da mesma figura, avolumando e dando origem a técnica que ficou conhecida na Espanha como Arte Francesa e estendeu-se a outros países da Europa e Argentina. A partir da sobreposição de gravuras, a arte francesa confere volume e profundidade a imagens planas. Com muitas cores e sobreposições, fica uma arte bela e perfeita, abuse das cores e texturas com tons diversos. Aproveite que a técnica está em ascensão no Brasil e surpreenda com belíssimos quadros decorativos.

1. Materiais

Cinco gravuras iguais em papel couché, color plac branco, um tecido de pelúcia dobrado, retalho de tecido, mini tapete de crochê, faca, laço de fita e travessa de alimentos em miniatura, macarrão parafuso, oito bolinhas de strass, base para corte, tesoura escolar, tesoura de corte a laser, estilete giratório, boleadores pequeno e médio, pinça,espátula, duas bisnagas de silicone, cola transparente, cola spray, cotonetes, e  fita-banana.

2. Montando Seu Quadro

Com a cola spray, fixe a gravura sobre o Color plac branco. Pegue uma segunda gravura e retire todo o fundo verde da imagem. Use o estilete giratório para recortar as partes menores e a tesoura de corte a laser, nas partes maiores. Com a tesoura escolar, recorte quadrados aleatórios de fita-banana. Pegue a gravura que está sem o fundo verde e preencha toda a sua parte traseira com os quadrados de fita-banana, deixando um espaço cinco milímetros entre eles. Em seguida, cole mais um pedaço de fita-banana sobre cada quadrado já fixado, para proporcionar mais altura à gravura. Sobreponha essa gravura sobre o desenho fixado no Color plac. Pegue uma outra gravura, posicione-a sobre a base de corte e, com o auxílio da tesoura de corte a laser e do estilete, retire novamente todo o fundo.

3. Finalizando

Mais uma vez, preencha toda a parte de trás das figuras restantes com os quadrados de fita-banana, lembrando de colar dois pedaços de fita. Se desejar, utilize a pinça para posicionar melhor os quadradinhos de fita-banana. Sobreponha essa nova parte sobre a montagem realizada. Pegue uma nova gravura e recorte, use a tesoura de corte a laser e com o estilete, os detalhes principais da figura. Posicione as partes recortadas sobre a pelúcia e, com o auxílio dos boleadores, pressione a parte traseira de cada um dos recortes, fazendo movimentos de vaivém com uma leve pressão. Desse modo, todas as figuras ficarão abauladas, utilize os boleadores de acordo com o tamanho de cada peça. Coloque gotas de silicone nos detalhes recortados. Utilize uma espátula para auxiliar a espalhar o silicone. Em seguida, posicione todas os recortes abaulados sobre a imagem correspondente. Repita esse processo, assim, essas partes ficarão com duas camadas de silicone e com altura superior às outras.