Como Fazer Arco e Flecha

Como Fazer Arco e FlechaDesde os tempos mais primórdios, o homem criou utensílios para a sua sobrevivência e assim começaram a surgir as primeiras armas. Elas podiam ser para sua defesa, para caça e para a guerra principalmente. Neste artigo vamos falar sobre uma das mais famosas armas que já foram criadas pelo homem: o arco e flecha. O arco e flecha é uma prática que se utiliza logicamente um arco e uma flecha, era usado para atingir um alvo específico. Ele surgiu como uma atividade usada na caça e na guerra, seu início ainda data na pré-história. Com a invenção das armas de fogo o arco e flecha não tiveram mais função bélica já que ele servia como um antecessor dessas armas de fogo, mas que não chegavam nem perto de seu resultado na guerra.

A partir dos séculos XVI e XVII, a prática passou a ser cada vez mais tratada como um esporte, os torneios eram semelhantes aos de hoje e surgiram na Inglaterra. O mais antigo torneio de arco e flecha registrado, o Scorton Arrow, foi disputado no ano de 1673 em Yorkshire. O arco e flecha foram introduzindo nos jogos olímpicos no ano de 1900 e foi disputado até o ano de 1920 e depois saiu do quadro olímpico. No ano de 1972 voltou a ser disputado nos jogos e assim até hoje. Se você tem interesse em atirar com arco e flecha, claro que por lazer e diversão. Vamos lhe ensinar neste artigo como fazer um arco e flecha.

1. Itens necessários.                                                                                           

- 2 pedaços de madeira bem flexível (165 a 170 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro).

- Madeira de 30 a 60 cm de comprimento e  1,5 cm de diâmetro, para as flechas.

- Barbante forte.

- Papel cartão.

- Faca.

2. Construa o arco. Use a faca para fazer dois entalhes sobre o pedaço de madeira que será o arco. Esses entalhes devem ser feitos de 3 a 5 cm de cada extremidade do arco. Esses entalhes irão garantir que a corda do arco fique no lugar quando ele estiver sendo utilizado. Antes de amarrar a corda, limpe bem à superfície do galho utilizando a faca.

3. Amarre a corda. Corte um pedaço de corda com três quartos do comprimento do arco. Assegure-se que a corda é menor do que o arco, conferindo-lhe mais poder.

4. Dê os nós. Dê nós em cada extremidade do cordão, suficientemente grandes para caberem em torno do entalhe. Coloque os nós em torno do entalhes em cada extremidade do arco.

5. Faça a flecha. Para construir a flecha, repita os mesmos passos acima, mas corte somente um entalhe no final da flecha. O entalhe deve estar no ponto da corda que você puxa quando usando o arco. Lixe a flecha de leve para melhorar sua aerodinâmica. Pegue os papéis cartão e corte-os em três pequenos triângulos alongados, colando-os a um centímetro do final da flecha, devidamente espaçados uns dos outros. Isto proporciona maior equilíbrio, precisão e boa rotação quando a flecha é atirada.