Como Fazer Animações

Como Fazer AnimaçõesFazer animações não é só uma diversão, mas um exercício de criatividade e de técnica utilizado desde os primórdios do cinema. Pode não parecer, mas as animações que vemos atualmente são muito trabalhosas e demoradas. Explicaremos como fazer uma animação e daremos exemplo de várias técnicas para que você possa escolher a que prefere fazer.

  1. Princípio básico da animação. Toda animação é feita por uma sequência de imagens paradas que criam a ilusão de movimento, assim como o cinema que tira várias fotos em sequências e, quando projetado, dá a impressão de uma imagem viva. Uma animação profissional precisa de 24 desenhos para fazer apenas 1 segundo de vídeo, pois quanto mais desenhos há mais realismo nos movimentos.
  2. Desenho 2D animado. Técnica mais comum na televisão, onde os desenhos são em duas dimensões, como o Pica-pau ou o Dragon Ball Z. Os desenhos são feitos um a um numa película transparente que são colocadas na frente de um cenário pintado. Essa combinação é fotografada e cria a animação como conhecemos.
  3. Stop-motion. A famosa animação com massinha ou com outros objetos móveis. O animador modela os objetos e os cenários, e com uma câmera fotográfica captura uma sequência de imagens que dão a ilusão do movimento. Mexe um pouco no personagem, tira uma foto, mexe um pouco mais, mais uma foto, e assim por diante.
  4. Pixilation. Mesmo princípio do Stop-motion, porém com modelos humanos. Essa técnica é muito utilizada para simular superpoderes ou movimentos engraçados que uma pessoa não poderia fazer de verdade.
  5. Animação 3D. Técnica toda feita em computador, onde se modela digitalmente os personagens. Apenas nesse caso o movimento dos personagens não é feito em fotografias, pois é animado diretamente no computador. Muitas vezes os profissionais usam equipamentos para captar movimentos humanos e movimentar automaticamente os personagens.

Agora que você conhece as técnicas, mãos à obra! Lembre-se de assistir muitas animações para entender o tempo e compreender melhor as técnicas dos profissionais. Boa sorte!