Como Fazer Alongamento

Como Fazer AlongamentoImagine que você está se exercitando na academia. Esforça-se ao ponto de sentir fadiga muscular e ainda por cima sentir fortes musculares no dia seguinte. Isso provavelmente foi falta de alongamento.

1. O alongamento é importante na hora de se exercitar, pois dá mais mobilidade aos movimentos, diminui o risco de lesões e também serve de auxílio para corrigir e eliminar problemas posturais, com o da coluna. Preste atenção e siga corretamente as dicas para não ter dor durante e depois dos seus treinos.

2. Faça alongamento pelo menos 15 minutos antes e após a atividade física. Use somente posições estáticas, sem balançar o corpo. Procure se alongar com o corpo relaxado e sem sentir dores. Nos dias mais frios, mantenha-se agasalhado para evitar a friagem e não ter rigidez muscular. Durante os exercícios, respire de forma pausada. Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca.

3. Exercícios de alongamento. Para alongar a cabeça e o pescoço, coloque as mão sobre a nuca a pressione a cabeça para baixo, sem fazer muita força. Em seguida puxe a cabeça para o lado com uma das mãos até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço Faça movimentos giratórios com a cabeça,  primeiro sentido horário e depois sentido anti-horário. Nos braços, flexione o cotovelo em direção ao corpo e olhe por cima do ombro. Leve o braço flexionado para trás da cabeça e puxe levemente para o outro lado com a outra mão. Com os joelhos semi-flexionados, e uma das mãos na cintura, levante a outra mão para cima e se incline para o lado. Na hora de alongar as pernas, mantenha as mãos apoiadas ao solo e a musculatura do joelho semi-flexionada, levando o abdômen até as coxas.

Mantenhas-se com os pés paralelos na abertura do quadril. Avance uma perna para frente, flexionando o joelho e descendo o quadril até formar um ângulo de 90º com a perna que foi para frente. Para finalizar, em pé, mantenha-se com os pés paralelos na abertura do quadril. Desloque uma perna para lateral, flexionando o joelho até a altura do quadril e mantendo a outra perna estendida.