Como Fazer Almofadas Decorativas

Como Fazer Almofadas DecorativasAs almofadas decorativas dão um toque de charme e sofisticação à sua decoração.

Mas que tal ao invés de comprar as almofadas, por a mão na massa e fazer você mesmo? Além de não ter um custo alto, é possível personalizá-las e criar modelos exclusivos.

Separe tudo o que será necessário para começar a fazer as almofadas.

Materiais

60 centímetros de cetim na cor de sua preferência

50 centímetros de manta acrílica

50 centímetros de algodão para o forro

43 centímetros de velcro

Cortando o tecido

Corte o cetim em forma de quadrado, 43 x 43, um retângulo de 19 cm x 43 cm e um retângulo de 32 cm x 43 cm.

O algodão e a manta acrílica devem ser cortados em forma de um quadrado de 43 cm x 43 cm.

Fazendo as almofadas

Coloque o tecido sobre a manta acrílica e faça um diagrama, da maneira que você preferir, os pontos da costura podem ser retos ou personalizados.

Pegue os dois retângulos cortados e dobre, em cada um, uma das extremidades com 2 centímetros, nesta parte deverá ser aplicado o velcro com costuras retas.

Finalize juntando as partes. Junte os dois retângulos com o velcro e coloque o forro sobre a manta acrílica. Costure todo o contorno exceto 10 cm que serão usados para virar a almofada.

Para variar os formatos das almofadas basta cortar o tecido em diferentes formas (círculos, corações, retângulos, triângulos, etc). Também é possível variar as texturas utilizando tecidos diferentes (algodão, poliéster e até mesmo seda). Enfeite suas almofadas costurando babados ou pregando botões nelas.

Quanto mais enfeites e itens forem acrescidos às almofadas, mais exclusivas elas ficarão, os únicos materiais que devem ser mantidos são o algodão e o forro.

Para que as almofadas decorativas tenham um melhor acabamento, costure-as em máquinas de costuras com linhas que respeitem as cores do tecido, porém se o intuito é destacar a costura, use linhas grossas com cores que contrastem com o tecido usado, porém a harmonia é fundamental, evite fazer combinações muito esdrúxulas para não deixar a obra final com uma aparência destoante.