Como Fazer Adubo Orgânico Líquido

Como Fazer Adubo Orgânico LíquidoO adubo orgânico líquido é extremamente fácil de fazer, e extremamente benéfico para as plantas. Geralmente chamado de “chá de esterco”, e é mais fácil de usar do que os produtos fertilizantes sólidos porque a planta se alimenta diretamente enquanto você regá-la. Não há necessidade de espalhar o material neste método de fertilização, e não tem que trabalhar a terra.

1. Compra de esterco. Esterco de vaca pode ser obtido a partir de diferentes formas. Você pode compra-las em lojas de jardinagem, algumas lojas de ferragens ou de utensílios domésticos.

2. Busque uma pessoa que crie gados. Se você tem acesso a uma pessoa que possua uma criação de vacas, bois e touros procure-a para pedir uma porção de esterco. Você vai precisar de cinco litros de residuos para que possa produzir seu adubo.

3. Se há cavalos pastando perto da sua casa, verifique se você não pode pegar os seus resíduos. Não existe nada de errado nas suas fezes, e também pode ser um fertilizante bom, mas não em comparação com as propriedades da vaca.

4. Coloque as fezes de vacas para secar e não as deixe muito firmes, ( para isso você deve espalha-las, é importante o uso de luvas). Se o chorume é fresco e úmido, irá produzir uma solução que é muito forte e, provavelmente, vai “queimar” as plantas. Por isso, é importante o uso de esterco que esteja “bem curado” ou “envelhecido”.

 Fermentado o esterco

5. Comece por decidir onde vai colocar o esterco, você pode usar um latão bem fundo, pois terá que ficar vários dias no lugar que você escolheu. Embora não importe se você colocar o esterco na sombra ou sol, você deve colocá-lo em uma área que não vai transbordar e entupir. Uma vez localizado o recipiente, preencha-o com água até 20 centímetros da borda.

6. Agora, pegue uma fronha velha que você odeie, mas que ainda esteja resistente, e despeje de 3 a 4 galões de estrume de vaca na mesma. Não precisa ser cientificamente preciso com estas medidas. Mas se você quer saber o que tamanho seria “3 a 4 galões” de esterco, basta usar qualquer recipiente de 1 litro para ajudar sobre a medida. Dê um nó frouxo na fronha para fechar o pacote de resíduos. A tampa deve ser sob a forma de um saco de chá.

7. Jogue seu saco de esterco na lata cheia de água. Agora deixe-o de “molho” por 3 ou 4 dias. Não tampe a lata porque a fermentação do esterco vai produzir uma grande quantidade de gás.

8. Depois que o tempo da preparação passar, retirar o saco de estrume do balde de água. Não despreze o estrume em vez qualquer lugar e sim em qualquer área que você acha que precise. Em seguida, despeje meia xícara de água com 4 xícaras de detergente e sais de magnésio. Mexa bem a solução usando uma pá de jardim, o que irá servir bem para esta tarefa.

9. Divida o adubo em porções menores, colocando vários litros desta solução em um balde de 5 litros de água, diluindo até que fique a cor de um chá fraco.

10. Esta mistura é grande para suas plantações. Use cerca de 2 litros em média de acordo com o porte da planta, mas para plantas pequenas é mais indicado apenas 1 litro.

11. Se você está preocupado com a dose correta de adubo orgânico líquido que deve usar, basta verificar a embalagem das sementes, livros de jardinagem ou sites, para determinar as necessidades de cada planta.

Enquanto suas plantas estão saboreando seu chá de fertilizante orgânico, por que não receber recompensas por um trabalho bem feito e preparar uma boa xícara de chá relaxante de canela maçã? Bom chá!