Como Fazer Adubo Orgânico Caseiro

Como Fazer Adubo Orgânico CaseiroMuita gente gosta de plantar flores, planta medicinais ou mesmo árvores frutíferas. Para alguns, é como um hobby que faz parte da vida dele que serve até como terapia. Para quem trabalha com agricultura para o próprio sustento, precisa que as plantas floresçam ou deem frutos rapidamente para que possa vender e evitar prejuízo, principalmente em épocas de temporada de uma determinada fruta.

Para evitar de perder esses períodos e ainda garantir que as plantas ofereçam bons resultados, nada como um empurrãozinho, não é mesmo? O adubo é o melhor a se colocar na planta, principalmente os orgânicos, por que dessa forma você evita o contato de qualquer substância química com a planta.

Se pretender fazer adubo orgânico para a sua casa, confira as dicas que o Como Fazer separou para este artigo.

O adubo orgânico líquido é muito comum nas plantações, hortas e pomares. É muito sustentável, não acaba com a natureza e ainda por cima ajuda a fortalecer o cultivo das plantas e hortaliças. Ele pode ser preparado em casa ou comprado por uma empresa especializada na área.

1. Primeiro de tudo, é preciso separar uma camada de esterco dentro de um recipiente. Pode ser um garrafão de água ou algo do tipo. Ponha cascas de frutas e restos de verduras que vão na salada, por exemplo.

2. O resto do recipiente pode ser completado com pedaços de papel toalha ou de restos de comida. Provavelmente irá sobrar um espaço no recipiente. Complete com água. Se puder, ponha água da chuva para evitar gastar a água.

3. Faça um furo na base do galão. O tamanho deve ser suficiente para colocar uma mangueira de soro. Em seguida, faça outro furo em uma tampa de uma embalagem reciclável. Ponha um plástico resistente em cima da tampa do recipiente.

4. Em seguida, ligue uma das pontas da mangueira na tampa do garrafão e a outra ponta na garrafa plástica sem tampa. Todo o gás metano irá para a garrafa. Deixe o recipiente em um lugar aberto e agite-o uma vez por semana.

5. Depois de três meses, o adubo terá se tornado em um líquido escuro e sem qualquer odor. Por fim, é só diluir um litro desse líquido para 10 litros de água. Aplique nas plantas.