Como Fazer a Planta de uma Casa

Como Fazer a Planta de uma CasaTodo dia passamos por casas exuberantes e por construções magníficas, até as mais simples sempre geram a nossa dúvida de como ela está lá erguida e resistente. Mas elas não chegaram a esse ponto sozinhas, ninguém faz uma casa de cabeça, começando construir sem ter uma base para ser executada. E qual seria essa base? A base seria a planta, a planta é o desenho de uma casa ainda no papel ou pelo programa Autocad hoje em dia, onde as plantas são feitas pelo computador. A planta de uma casa vai ser importante porque a partir dela que a casa vai ser construída, então se algo está errado na planta, com certeza vai dar errado na construção real e isso não é nada bom. Imagine só você fazer uma planta  e nela a medida de uma parede está alguns centímetros errada, isso fará com que toda a estrutura da casa dê errada. Separamos este artigo para lhe mostrar como se faz uma planta de casa, mas seria mais por curiosidade, pois elas devem ser feitas por um profissional, chame um arquiteto e diga tudo o que você quer que seja feito no seu imóvel, assim será muito mais seguro para a construção do mesmo.

1. Topografia. Algo que é muito importante de ter em uma planta de uma casa que irá ajudar totalmente na construção dela é ter o levantamento das dimensões e topografia do terreno onde a casa será construída. Fazendo este processo você estará fazendo corretamente.

2. Necessidades. Fazer um levantamento das necessidades do que irá ser colocado nesse projeto, como: quantidade de dormitórios, salas, garagem, número de pavimentos, cozinha, banheiros e entre outros, tudo o que uma casa precisaria para ser feita, esta seria a parte central de como se fazer uma planta.

3. Regularização. Essa é uma parte muito importante no processo da planta e da própria construção, aliás, pode ser considerada a parte mais importante de todas, por isso fique atento. Sempre procure um arquiteto ou um engenheiro para a regularização junto a prefeitura de sua cidade, pois existem normas que só o profissional poderá ajudá-lo.

4. Disposição. Se preocupar com a disposição de ambientes, como a circulação, posição das portas e janelas para uma boa ventilação e iluminação natural.

5. Hidráulica e elétrica. Uma parte importantíssima e que não se deve esquecer jamais de se colocar na planta da casa é a parte de hidráulica e elétrica, pois se você não colocar na planta os pedreiros irão construir a casa e você não terá como colocar essa parte depois. É importante pra que depois de pronto não fiquem faltando pontos de TV e tomada.