Como Fazer a Introdução de um Trabalho

Como Fazer a Introdução de um TrabalhoQualquer trabalho escrito a ser apresentado, seja na escola ou num local em que lhe peçam que o faça, deve conter, obrigatoriamente, certas partes distintas: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. Respeitando essa estrutura padrão, você já pode considerar alguns pontos garantidos. Nesse artigo, você irá aprender como elabrar a introdução de um trabalho.

Como o nome já diz, a introdução irá apresentar o tema que será abordado no trabalho para o leitor. Seja simples e objetivo ao elaborá-la.

1. Faça um resumo do tema. Aborde de forma sucinta o tema de seu trabalho. Fale do que se trata, quais perspectivas e meios que o  fizeram chegar até a elaboração do trabalho.

2. Diga a maneira como o tema será tratado por você, se irá dividir em capítulos, tópicos ou etapas, por exemplo.

3. Finalize a introdução com um breve comentário sobre a experiência de abordagem do tema e elaboração do trabalho.

Como é possível perceber, a introdução é parte mais rápida e simples de um trabalho, pois não requer muitas explicações nem detalhamento. As partes seguintes, Desenvolvimento e Conclusão, são mais trabalhosas, pois não são resumos, tudo deve estar bem explicado nelas.

No Desenvolvimento, você deve explicar, de forma organizada, o caminho percorrido, as reflexões sobre os problemas levantados e as justificações das posições tomadas. Podendo dividir as informações em subtemas ou capítulos com títulos e subtítulos.

Na Conclusão, deve conter, de forma bem clara, a síntese do assunto desenvolvido e das conclusões a que se chegou. Podendo colocar também a opinião dos autores do trabalho sobre o assunto desenvolvido.