Como Fazer a Inscrição do ENEM 2014

Como Fazer a Inscrição do ENEM 2014Segundo o ministro da Educação Aloízio Mercadante sete milhões de jovens (recorde de participantes na história do exame) irá fazer nos dias vinte e seis e vinte sete de outubro o principal exame de acesso às instituições de Ensino Superior, o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM.

Por  essa importância tão grande, nós do Como Fazer ensinaremos nesse artigo como fazer a inscrição para o ENEM do ano que vem. Sim, sabemos que elas não estão abertas, mas também sabemos que até hoje as inscrições foram feitas no mesmo site e da mesma forma, por isso, vamos nos basear nos modelos anteriores para ajudar a você, leitor que irá fazer o exame ano que vem.

O que é o Enem

O ENEM foi criado em 1998 pelo governo FHC com o intuito de ser uma prova que avaliaria os alunos concluintes do ensino médio e assim saber como esta sendo ofertada, tanto na rede publica quanto na privada, o ensino médio. Nesse primeiro modelo, que durou de 1998 até 2008, a prova consistia em sessenta e três questões aplicadas em um dia de prova.

Em 2009, no final do governo Lula, o ENEM mudou, não só estruturalmente como também no nome, pois passou a se chamar Novo ENEM. Essa mudança ocorreu porque a partir desse ano o exame ganhou novas funções como o acesso às universidades federais através do SISU, o acesso a bolsas em universidades particulares através do Prouni, financiamento para estudar em universidades particulares através Fies e também para certificar a conclusão de ensino médio para pessoas maiores de dezoito anos.

Com essa mudança o ENEM mudou de caráter, pois apesar de continuar sendo facultativa a sua realização, com todos esses projetos ligados a ele é quase que obrigatória a realização da prova, principalmente para os que pretendem acessar o ensino superior.

A inscrição

Para se inscrever no ENEM é preciso acessar o site abaixo e preencher o cadastro. http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

Segue o passo a passo da inscrição:

  1.  Preencher os dados pessoais

Logo no inicio você deve fornecer o CPF e a data do nascimento para se cadastrar. Feito isso, você verá que todas as suas informações foram preenchidas automaticamente pela receita, menos o sexo. Caso alguma delas esteja errada você só poderá mudar através da receita, ou seja, terá de entrar em contato com o órgão responsável pelos dados e concertá-los até o prazo final das inscrições. Agora é só preencher o endereço e os contatos como email e celular (importante colocar tudo certinho porque se você perder a senha, uma nova só será fornecida por email ou por celular). Caso seja portador de necessidades especiais preencha também essa parte.

  1.  Opções e senhas

Nesse momento você irá escolher qual  língua estrangeira fará (espanhol ou inglês) , o local da prova e a sua senha. Guarde bem essa senha porque ela será necessária para acompanhar sua inscrição e para ter acesso ao SISU, Prouni, Fies etc.

  1. Situação escolar

Nessa opção você dirá se ainda está concluindo ou se já concluiu o ensino médio, é aqui também que será declarado  a necessidade de certificação de conclusão do ensino médio. Lembrando que essa certificação é só para maiores de dezoito anos.

  1. Sua escola

Caso você ainda esteja no ensino médio, terá de preencher qual é a sua escola, pesquisando por código ou pelo nome. Peça o código a secretaria da escola,  provavelmente eles terão.

  1. Dados sócios econômicos

Essa pagina é uma pesquisa para que o governo trace o perfil sócio econômico dos participantes