Como Evitar o Efeito Estufa

Como Evitar o Efeito EstufaPara saber como evitar o efeito estufa, é preciso primeiro, conhecer seus principais aspectos e agentes causadores.

O efeito estufa é a ferramenta que a Terra utiliza para manter-se sempre aquecida. A atmosfera do nosso planeta permite que os raios solares atinjam a Terra, porém 35% dos raios de sol que chegam até ela (atmosfera) é refletido de volta para o espaço, enquanto os 65% restantes chegam à superfície terrestre mantendo-a aquecida.

A radiação solar é retida devido a existência de gases como Ozônio, Metano, Dióxido de Carbono e Óxidos de Azoto que compõe 1% da nossa atmosfera.

A utilização de combustíveis como carvão, petróleo, gás e a destruição de florestas tropicais emitem gases repletos de Dióxido de Carbono que se acumulam na atmosfera e provocam o aumento da temperatura terrestre que aumentará de 2° à 6° C nos próximos 100 anos, a este fenômeno dá-se o nome de aquecimento global.

O aquecimento global além de aumentar a temperatura da Terra aumentará o nível dos mares e oceanos em até 30 centímetros, interferindo na vida das populações ribeirinhas e no ecossistema em geral.

Estes fenômenos são assustadores, pois, mudarão e muito a vida na Terra nos próximos anos, evitá-los é uma maneira de garantir às próximas gerações condições de vida menos insalubres.

Mas como evitar?

Para evitar o efeito estufa é necessário emitir menos CO2 na atmosfera, isso pode ser feito parando as queimadas e evitando o uso dos combustíveis citados acima.

Porém dificilmente nós conseguiremos evitar uma queimada na floresta amazônica, mas algumas atitudes podem ser incorporadas ao nosso dia a dia a fim de evitar ou não agravar o efeito estufa.

Ande de bike ou a pé - Os meios de transporte como carro e ônibus, emitem dióxido de carbono e outros gases poluentes na atmosfera, deixar o carro em casa e ir de bike não provoca danos à atmosfera e ainda ajuda a manter a forma.

Plante uma árvore - Se não podemos evitar as queimadas, podemos em contra partida plantar árvores. Como já sabemos, as árvores absorvem o CO2 e devolvem oxigênio para atmosfera evitando ou minimizando o efeito estufa.

Reduza o consumo de energia elétrica - Dessa forma as emissões de CO2 geradas na produção de energia elétrica serão reduzidas. Faça isso adquirindo hábitos simples na sua casa: Não deixe luzes acesas sem necessidade, não deixe a geladeira aberta e tome banhos menos demorados. Além de evitar o efeito estufa, você sentirá uma redução sensível na conta de luz.

Calcule quanto você emite de CO2- Impossível? No link abaixo você poderá calcular quanto você emite de CO2 por ano e quantas árvores você deve plantar para equilibrar a emissão de gases na atmosfera.

http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora