Como Evitar Atacar uma Úlcera

A úlcera péptica ocorre quando o revestimento do estômago ou a primeira parte do intestino delgado começa a corroer. Se você é diagnosticado com uma úlcera péptica, o seu médico pode prescrever antiácidos, bloqueadores de ácido ou antibiótico para reduzir a dor. Além de seguir plano de tratamento do seu médico, existem várias coisas que você pode fazer para evitar futuras crises. Para saber como evitar irritar uma úlcera, use as dicas a seguir.

1. Saiba quais os medicamentos anti-inflamatórios são seguros para tomar. Paracetamol é recomendado, assim como naproxeno, ibuprofeno e outras drogas na classe de medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides. Um inibidor de bomba de prótons também pode ajudar a reduzir a acidez do estômago.

2. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína. Estudos mostram que o álcool e a cafeína irritam o estômago e o forro do intestino, o que pode levar a sangramento e inflamação. Eles também podem fazer com que o nível de ácido no estômago suba rapidamente, o que pode causar dor e azia.

3. Pare de fumar. Os produtos químicos na fumaça do cigarro podem enfraquecer o revestimento do estômago, o que irrita úlceras atuais ou pode até mesmo causar novas úlceras. O fumo do cigarro provoca um aumento da acidez do estômago, o que pode irritar a uma úlcera.

4. Faça escolhas alimentares inteligentes. Pacientes com úlcera péptica devem evitar dietas ricas em carne vermelha, frituras ou alimentos gordurosos e alimentos refinados, como farinha ou açúcar. Dietas pesadas com esses alimentos podem conduzir a uma maior irritação da úlcera e um aumento da acidez do estômago. Dietas ricas em grãos integrais e alimentos ricos em fibras, com laticínios limitados, ajudam a controlar a produção de ácido gástrico.

5. Coma refeições de acordo com uma programação regular. Um sofredor úlcera péptica não é aconselhado a comer refeições esporádicas, que variam em tamanho. Fazer isso pode causar perturbações na produção normal do ácido do estômago, e acabam irritando uma úlcera. Mantenha refeições pequenas, e coma 6 vezes por dia, em intervalos regulares, isso pode nivelar o ácido do estômago.

6. Reduza o stress. Embora haja uma baixa correlação entre estresse e dor de úlcera na comunidade médica, alguns acreditam que a úlcera aumenta quando o estresse emocional em sua vida está em alta.