Como Evitar a Aids

Como Evitar a AidsA AIDS é uma doença sexualmente transmissível, causada por uma infecção viral, que ainda não tem cura. É uma doença que ataca o sistema imunológico pela destruição dos glóbulos brancos, deixando o indivíduo vulnerável para demais infecções e contágios. Também é considerado o maior problema de saúde da atualidade, principalmente por não ter cura e por se espalhar de forma pandêmica.

O vírus HIV (causador da AIDS) pode ser transmitido através do sangue, do esperma, da secreção vaginal e do leite materno. Tendo esses dados como base, daremos algumas dicas de como evitar a AIDS.

1. O uso da camisinha. A principal forma de evitar o contágio do HIV é usando o preservativo. A camisinha evita o contato entre o esperma e secreção vaginal, eliminando completamente a possibilidade de transmissão do vírus por esse meio.  Além disso, o preservativo é um importante aliado contra a gravidez indesejada e contra as demais doenças sexualmente transmissíveis, sendo essencial em qualquer relação sexual com ou sem confiança entre os parceiros.

2. Em uma relação, faça exames. Por mais que você confie no parceiro ou parceira, é importante que depois de um estabilidade na relação o casal deva fazer um teste de HIV antes de largar o preservativo ou de tentar ter filhos. Isso que pode soar como um constrangimento, pode não só salvar a vida do parceiro, mas também da possível criança que nasceria dessa relação.

3. Não compartilhar seringas ou objetos perfurantes. Habitualmente associado ao uso de drogas injetáveis, o compartilhamento de seringas é uma maneira de haver troca entre o sangue e, portanto, a contaminação. Porém, para outros casos, é sempre bom estar atento se nos hospitais ou postos de saúde as seringas são descartáveis e tiradas do lacre na sua frente, para comprovar a pureza e assepsia do material.

4. Confiar na transfusão sanguínea. Atente para a confiabilidade do hospital ou entidade que pode fazer transfusões. Desconfie de situações “clandestinas” pois o sangue pode não ter controle nem os devidos exames necessários para garantir um sangue limpo.