Como Estampar Camisetas

Como Estampar CamisetasÉ comum que todos tenhamos idéias para estampar camisas, mas nem sempre sabemos como funciona o mundo da estamparia e suas técnicas. Aqui você conhecerá algumas formas de como estampar camisas para poder fazer as suas próprias estampas e inventar seu próprio estilo, com camisas que ninguém além de você terá. Algumas técnicas podem ser feitas em casas, outras serão apresentadas pois, dependendo do resultado que você precisa, apenas podem ser feitas de forma profissional.

1. Pintura à mão. A forma mais simples de estamparia está na pintura à mão. A idéia é simples, com a ajuda de um pincel e uma gama de cores de tinta para tecido, uma pessoa com habilidade de desenho pode estampar qualquer coisa em uma camiseta. Porém, deve-se praticar muito antes, pois qualquer erro pode fazer você perder toda uma camiseta! Essa técnica pode ser feita em casa, porém apenas por quem tem habilidades com desenho e pintura.

2. Silk-Screen. Talvez a mais utilizada técnica de estamparia, em todas as cidades há pelo menos uma pessoa que trabalha com isso. O Silk-screen é um molde vazado feito em cima de uma tela, podendo ser cortado à mão ou com máquinas. Para cada cor da estampa, é necessária uma tela diferente. Na verdade, essa técnica é mais utilizada para estampas em larga escala e até pode ser feita em casa, mas sem as ferramentas corretas isso pode te custar uma tela e uma camiseta!

3. Stencil. O Stencil é derivado de uma arte urbana, relacionada ao graffiti. Trata-se de um molde vazado muito usado para arte nas paredes (como o famoso artista Banksy) e também muito aplicado na estamparia, com tinta de tecido. O princípio é simples e pode ser feito em casa por qualquer um. Para desenhos de apenas uma cor, como uma estampa preta em uma camiseta de qualquer cor clara, basta imprimir ou desenhar sobre uma radiografia velha, transparência ou qualquer outra base fina e impermeável e cortar com um estilete. Depois, basta colocar em cima de uma camiseta e aplicar a tinta. Ao tirar o molde, o desenho estará sobre a camisa.

4. Transfer. Muito difícil de se fazer em casa, a técnica do transfer permite que você imprima qualquer imagem, com todas suas graduações de cores, em uma camiseta de cor clara. Literalmente, imprime-se um desenho num papel especial. Esse papel é colocado por cima de uma camiseta e prensada com um aparelho especial com uma chapa quente. O desenho do papel passa, então, para a camiseta.