Como Escrever uma Sinopse

Como Escrever uma SinopseEscrever uma sinopse de um livro ou um filme pode ser algo muito legal, quando se gosta de escrever e quando se gosta de resumir. E este resumo feito por você pode ajudar muitas pessoas a entenderem de forma simplificada do que se trata a obra sem antes de ver ou ler. Quem faz esse tipo de trabalho são na maioria das vezes jornalistas, críticos, professores de português e etc, que acabam por publicar na internet através de blogs, jornais e revistas, que tratam do assunto, resumos sobre filmes e livros. Mas por não ser um profissional, você  não deve deixar de escrever. A seguir nós ensinamos Como Escrever uma Sinopse.

  1. Livro. Pegue o livro que você quiser fazer a sinopse. Leia ele todinho, marque em uma folha separada, os pontos fortes do livro, os personagens principais. E sobre o que se trata. É um romance? Ficção? Não conte o final nunca, pois a boa sinopse só faz um panorama e instiga o leitor.
  2. Filme. Alugue ou compre o filme de seu interesse. Assista todinho de forma analítica observando os atores principais, o começo meio e fim. As trilhas sonoras devem ser observadas, sobre o que se trata o filme, e seu estilo. É para qual público e etc.  Como não é uma crítica você deve ficar neutro e escrever somente como é.
  3. Críticas. Se você for fazer um texto resumido para criticar, então deixa de ser sinopse, já é uma crítica, então você pode contar o final e o que achou ridículo na obra, as falhas, o que faltou ser feito etc.
  4. Crítica saudável. As críticas podem ser boas também, baseada em  elogios, pontos fortes, e vale também contar o final, se foi bom e elogiá-lo.

Dica: comece o primeiro parágrafo escrevendo sobre oque se trata e os atores principais. E no segundo conte o desfecho da história.