Como Escrever uma Crônica

Como Escrever uma Crônica A crônica é um gênero literário marcado pela linearidade e por uma certa condução temporal em sua estrutura. O que não significa que deva ser sempre escrita nessa estrutura. Uma boa dica é você levar em consideração a finalidade da crônica, que pode ser muito bem utilizada em jornais, revistas, blog´s e afins. As crônicas carregam a fado de se apresentarem como observações, como olhares sobre o mundo afora. Nesse post você ver algumas dicas de como escrever uma crônica.

1. Busque ler outros autores. Ler é fundamental em qualquer pessoa que queira iniciar-se no  hábito da escrita. Saber situar-se, entender os gêneros, as linguagens e os mecanismos de leitura são mecanismos de viabilização da crônica. Perceba as diferenças de escrita e de estilo de diferentes autores para que você possa ter uma bagagem maior na hora de elaborar sua escrita. Uma dica interessante no inicio do seu processo de escrita, é ler bastante colunistas de jornais. Quase todo jornal de grande circulação possui em seu corpo literário colunistas.

2. Saiba o que deseja escrever. Há diferentes tipos de crônicas, desde as literárias as de caráter econômico, político, cultural entre outras. A partir daí escreva esboços do que pretende escrever, vá trabalhando o texto. Você logo percebera que há determinado estilos de escrita que melhor se adaptam a uma crônica econômica, política ou intimista. Não se alongue muito, a crônica tem como característica a necessidade de ser um texto curto, seja breve e mantenha uma escrita continua e direta.

3. Mostre seu texto a outra pessoa. uma ótima maneira de saber se você está escrevendo bem é mostrar o que você está escrevendo a outras pessoas que você confia. Peça para que sejam críticos em relação a qualidade do seu texto, de possível que apontem erros, indiquem e sugiram mudanças, melhorias, ou que apenas comentem a partir de observações.