Como Escrever Uma Biografia

Como Escrever Uma BiografiaLivros são portas para o conhecimento e através deles nos são apresentados fatos, histórias e estórias fantásticas! E este artigo não veio para falar de outra coisa senão dos livros. O Como Fazer hoje vai ensinar a você como escrever uma biografia, com dicas importantes para que você possa entender melhor o modo de escrever e conhecer também boas técnicas para se escrever. Pois bem, o que estamos esperando? Vamos às dicas, pois eu tenho certeza que você está ansioso para começar a fazer a caneta dançar pelas linhas dos teus cadernos.

1.     Sobre quem será a biografia? – Primeiro você precisa conhecer a pessoa sobre quem você vai escrever e nem sempre isso signifique que precisa conhecer pessoalmente, mas você deve entender que existe uma grande diferença entre admirar muito e conhecer uma pessoa. Ora, se você deseja escrever uma biografia então você precisa fazer muita pesquisa e preferencialmente buscar a informação junto da fonte. Procure a pessoa sobre quem você vai escrever e redescubra ela sobre várias perspectivas, sobre vários pontos de vista… Será um verdadeiro trabalho jornalístico.
2.     Faça um planejamento de narração – Para que você tenha em mente como você vai narrar a sua história e como os capítulos são divididos. Geralmente os escritores usam a ordem cronológica para narrarem a história daqueles sobre quem escrevem, mas existem alguns que não escrevem assim, embora a ordem cronológica sempre (ou quase sempre) seja seguida. De toda forma, pegue sua pesquisa e antes de começar a escrever separe os capítulos por acontecimentos importantes que você desejar enfatizar. Você deve saber exatamente o que e quando narrar.
3.     Reescreva a mesma coisa algumas vezes – Uma dica que geralmente dou a todo e qualquer escritor é que procure sempre escrever a mesma coisa de mais de uma forma diferente, para encontrar ali uma forma que mais lhe agrade. Experimente descobrir formas diferentes de se narrar o mesmo fato e surpreenda-se.
4.     Trabalhe sempre junto à pessoa sobre quem você vai escrever – Afinal é a vida dela que está indo para o papel e será publicada. Ela deve ter o direito de escolher o que quer ver e o que não quer ver no livro e você deve respeitar por cortesia ou juízo, já que ela pode te processar. Quando o livro estiver pronto, entregue à pessoa e consiga a autorização dela para publicar.
5.     Consiga os direitos autorais sobre sua obra – Procure o órgão responsável por isso em sua cidade e adquira os direitos autorais sobre a obra.

6.     Agora ofereça a uma editora – Que vai ler e lhe procurar se tiver o interesse de publicá-lo.