Como Escrever Uma Biografia

Como Escrever Uma BiografiaExistem pessoas cuja vida daria um verdadeiro livro. E por que não dar de fato? Veja bem: A biografia nada mais é que uma narrativa da vida de alguém transcrita e pode sim dar um bom lucro e até ocupar a lista dos mais vendidos. Quer dicas para começar a escrever sua autobiografia ou a biografia de alguém? O Como Fazer tem algumas dicas para você.

1.     Conheça primeiro a pessoa sobre quem você vai escrever – Ou um parente próximo, caso este já tenha falecido. Se o que você quer fazer é uma autobiografia então não tem esse problema, mas se você quiser escrever os fatos da vida de uma outra pessoa, é imprescindível que você a conheça primeiro, para que esse trabalho seja realizado em conjunto, até porque ali será contada toda a vida de uma pessoa e ela tem o direito de dizer se quer ou não ter certos fatos de sua vida expostos. Além de conhecer, você precisa também da permissão da pessoa ou dos familiares para escrever a sua biografia. Existe um caso famoso de um fã que escreveu a biografia do rei Roberto Carlos e o cantor conseguiu na justiça o direito de ter os livros proibidos para a venda. Evite isso e procure estar sempre junto daquele sobre quem você irá escrever, será um verdadeiro trabalho jornalístico.
2.     Escreva organizadamente – Com definições bem feitas sobre a ordem cronológica que você deseja seguir. Isso vai te ajudar a dividir tudo em capítulos e tópicos mais importantes. Pegue sua pesquisa e antes de começar a escrever separe os capítulos por acontecimentos importantes que você desejar enfatizar. Você deve saber exatamente o que e quando narrar.
3.     Reescreva a mesma coisa algumas vezes – Uma dica que geralmente dou a todo e qualquer escritor é que procure sempre escrever a mesma coisa de mais de uma forma diferente, para encontrar ali uma forma que mais lhe agrade. Experimente descobrir formas diferentes de se narrar o mesmo fato e surpreenda-se.
4.     Trabalhe sempre junto à pessoa sobre quem você vai escrever – Afinal é a vida dela que está indo para o papel e será publicada. Ela deve ter o direito de escolher o que quer ver e o que não quer ver no livro e você deve respeitar por cortesia ou juízo, já que ela pode te processar. Quando o livro estiver pronto, entregue à pessoa e consiga a autorização dela para publicar.
5.     Consiga os direitos autorais sobre sua obra – Procure o órgão responsável por isso em sua cidade e adquira os direitos autorais sobre a obra.

6.     Agora ofereça a uma editora – Que vai ler e lhe procurar se tiver o interesse de publicá-lo.