Como Escrever um Cheque

Como Escrever um ChequeSeu banco disponibilizou para você um talão de cheque, e agora?! Como preenchê-lo? Atualmente olhamos para os cheques como se eles fossem coisas absurdas no meio da era dos cartões de débito, de verificação de contas online e cartões de crédito. Ainda mais porque eles surgiram na Idade Média Os senhores feudais guardavam seu ouro em locais apropriados, precursores dos bancos. E quando tinham que pagar alguém eles emitiam uma ordem de pagamento, um documento escrito em papel, com assinatura e selo do senhor, com um valor específico a ser retirado desse local.

Assim quem sabe escrever um cheque, parece realmente que tem um poder a mais. o cheque  ainda é um meio muito eficaz para pagar por serviços e compras, e para transferir fundos. Se você nunca escreveu um cheque antes, mas quer começar a usá-los, aqui está como fazê-lo.

1. Comece por escrever na data usando qualquer formato, desde que seja legível. Use tanto a data atual ou uma data futura por um cheque pré-datado.

2. Escreva o valor em reais numérico do cheque no pequeno espaço que começa com um sinal de reais (R$), usando “#” para preencher os espaços vazios. Logo lê-se assim: R$# 25,63#.

3. Escreva por extenso a mesma quantidade usando palavras para valores em reais inteiros, e uma linha reta para preencher o espaço restante no fim de linha com a palavra “e centavos acima”, assim: Vinte e cinco anos e ———- — reais.

4. Escreva o nome da pessoa ou empresa a receber seu cheque na linha que começa com “Pague por esse cheque a quantia de”.

5. Registre a linha de assinatura no canto inferior direito.

6. Anote o número do cheque, data, beneficiário e valor no topo da verificação ou no livro de verificação na frente do seu talão de cheques.

7. Subtrair o valor do cheque para que você vai saber o quanto você deixou em sua conta.