Como Escrever um Artigo Científico

Como Escrever um Artigo CientíficoDurante o período acadêmico e dependendo de sua profissão, em alguns momentos, você terá que elaborar um artigo de caráter científico. Se você não sabe nem por onde começar, é bom que saiba que antes de seguir qualquer dica ou orientação, você deve ter por escrito todos os procedimentos, no caso do artigo referir-se a uma experiência, e todas as anotações relevantes sobre o assunto que será abordado. Isso quer dizer que o processo de elaboração de um artigo científico começa muito antes de colocá-lo no papel.

Esse artigo traz algumas dicas e orientações para você construir um artigo científico da melhor forma possível.

1. Na capa do trabalho, como forma de apresentação, devem estar o título, dada, nome da instituição de ensino ou da empresa e o nome dos autores.

2. Na primeira página, faça uma introdução, onde você irá colocar a conceituação do tema, qual objeto de estudo foi utilizado para o desenvolvimento do assunto, explique os motivos que o levaram a fazer a escolha do tema e a importância do tema na atualidade ou em determinado contexto, cite o objetivo pretendido e  o método proposto para chegar à uma conclusão (que só será dita ao final do trabalho) e cite as hipóteses sobre tema. Faça isso sem dar muitos detalhes, a introdução deve ser um resumo simples e objetivo.

3. Feita a introdução, agora é a hora de fazer o desenvolvimento do artigo. É a parte mais extensa e trabalhosa, a qual deve conter os fundamentos teóricos, ou seja, os conceitos da teoria que visam explicar ou esclarecer o problema de pesquisa.  Para isso, você deve ser bastante descritivo, contanto cada detalhe. Utilize tópicos e subtópicos para fazer citações diretas e longas e indiretas e curtas, respectivamente, para reforçar e fundamentar a ideias apresentadas.

4. Ainda no desenvolvimento do artigo, você deve separar um parte para relatar os métodos utilizados para tal pesquisa, relacionando as técnicas escolhidas com a análise dos dados. Por fim, fale sobre os resultados encontrados.

5. Depois de elaborar e revisar toda parte do desenvolvimento, faça a conclusão. É  parte mais importante do artigo, por isso, deve ser feita com muita atenção e precisão. A conclusão deve conter as resposta para os problemas da pesquisa, a validação das hipóteses que foram colocadas a cerca do tema, uma opinião sobre os resultados, fazendo relações com outros trabalhos e constatações realizados anteriormente.

6. Finalizado o trabalho, não esqueça de colocar as referências, colocando de maneira organizada uma lista de todas as obras que você utilizou como base para elaborar o artigo. Lembre-se de fazer tudo de acordo com as normas da ABNT.

7. Faça uma revisão do trabalho para certificar-se de que está tudo certo. O texto deve ter coerência e coesão, todos os parágrafos devem estar ligados uns aos outros de forma sequencial, unindo os assuntos.