Como Escrever Poesias

Como Escrever PoesiasA poesia é um pequeno pedaço de escrita criativa. É geralmente muito de natureza pessoal, o que representa um sentimento ou emoção. A poesia é, provavelmente, a forma mais livre de escrever, com poucas restrições em relação a enredo e personagens. Como qualquer forma de arte, a poesia tem um compromisso e prospera com a prática e conhecimento do ofício.

1. Leve papel e caneta em todos os momentos. Como todos os artistas sabem, a inspiração pode chegar a qualquer momento, em qualquer lugar. E provavelmente contigo virá como na maioria das vezes, quando menos se espera, enquanto se espera na fila do caixa ou sentado no metrô. A sensação imediata da emoção instintiva sentida no momento deve ser registrada assim que aparece, e não deixar para sua memória a obrigação de guardá-la.

2. Conheça metáforas e como usá-las. Use-as ao falar para ouvir como elas soam. Pense nelas constantemente e tente torná-las mais eloquentes e bonitas o tempo todo. Depois de um tempo isto deve ser capaz de fluir livremente e de forma natural no seu pensamento.

3. Tenha um vocabulário amplo. Isso vem da leitura, escrita e conversação. Leia avidamente, e tente incorporar novas palavras ao escrever. Pratique o uso de novas palavras em conversas.

4. Use imagens. A aparência é vital para a poesia. Saiba como descrever as coisas de uma forma que ninguém mais as descreve. Use  todos os cinco sentidos para descrever de forma eficaz o que pretende descrever em sua poesia.

5. Leia poesia. Leia a poesia o tempo todo. Inspire-se em outros poetas. Saiba mais sobre o seu estilo. Leia poetas clássicos como Aristóteles e Castro Alves. Leia Shakespeare, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Rimbaud. Leia poetas contemporâneos, como Nikki Giovanni e Ferreira Gullar. Leia poesias desconhecidas postadas online.

6. Obtenha opiniões externas. Converse com amigos, participe de grupos on-line ou mesmo se inscreva para um curso. Todo o feedback é construtivo, seja ele positivo ou negativo. Aprenda a crescer a partir de críticas, elas só vão te ajudar. Não tenha medo de compartilhar o trabalho com o público.