Como Escrever Corretamente

Como Escrever CorretamenteEscrever palavras erradas é a pior coisa que existe. A imagem que você passa é totalmente desagradável e de uma pessoa sem o menor conhecimento da própria língua. Escrever corretamente teria que ser uma obrigação de todas as pessoas consideradas alfabetizadas. Quem escreve errado não pode ser considerado alguém plenamente alfabetizado. Mas, se você quer melhor a sua escrita e não errar na ortografia de palavras, basta ler o nosso artigo e não “seje” mais uma pessoa que escreve errado. Isso pode influenciar na sua carreira profissional, seja lá qual for a sua profissão.

1. Quando tiver na dúvida, procure no dicionário. Ele é o melhor amigo das pessoas no momento de escrever alguns textos e estiver em dúvida de como é a gramática desta palavra. Procure no dicionário e certifique-se que a palavra está escrita corretamente, e se não estiver corrija-a e lembre-se de não escrevê-la mais incorretamente.

2. Jogue no Google. Se você estiver na internet e não tiver um dicionário na sua casa, jogue a palavra no site de buscas Google que ele te mostrará a maneira correta de se escrever a palavra. É muito simples e não demora nada. Muito melhor do que escrever de qualquer jeito e passar vergonha.

3. Se atente as regras de concordância, coesão e coerência. Não é só porque todas as palavras estão escritas corretamente que o texto ou a frase está escrito de maneira correta. Por exemplo, nesta frase “Eu tenho dois celular”. Todas as palavras estão escritas de maneira correta, porém tem o erro de concordância, já que o certo é “Eu tenho dois celularES”, no plural.

Escrever corretamente depende muito mais do seu emprenho do que de regras e dicas que podemos dar. É claro que você não é um profissional da língua portuguesa que escreverá tudo na maneira mais culta, mas escrever corretamente e com tudo concordando, é o mínimo que deve ser feito. Não é difícil, não dói e só faz bem, tanto para nós, como para as pessoas que lerão as nossas frases e textos.