Como Escrever Bem

Como Escrever BemA escrita é uma das competências que desenvolvemos logo nos primeiros anos da escola, somos alfabetizados e capazes de codificar fonemas em letras e decodificar letras em fonemas e daí acessar o mundo cheio de possibilidades e regras estruturais da linguagem gráfica.

Porém o próprio conceito de escrever bem é discutível, o que significa ‘boa escrita’ para você? Usar palavras rebuscadas e com sentidos obscuros? Ter uma sintaxe perfeita e jamais cometer erros gramaticais? Pontuação certinha e acentos colocados corretamente?

Pode até ser, mas a Linguística tem uma definição diferente do que seja escrever bem, o bom texto escrito é aquele que leva em consideração o público leitor, o meio em que o texto será divulgado e o suporte. Vamos explicar essas categorias.

Público leitor

Escrever um texto ignorando o público que irá lê-lo é como fazer um churrasco sem se importar que todos os seus amigos são vegetarianos, você faz, mas ninguém compartilha, logo é inútil.

Ao escrever um texto adeque a linguagem que será usada, por exemplo, se o público é jovem usa linguagem mais informal para atingi-lo, já um público mais letrado pede um texto mais elaborado e com referências intertextuais para expandir as ideias difundidas.

Não se trata de subestimar o público, pelo contrário nunca escreva textos que menosprezem a inteligência do leitor, apenas produza uma escrita acessível ao público a que ela se destina.

O meio

O meio em que o texto circulará define a linguagem a ser usada, mais formal ou mais informal, mais direta ou mais detalhista, mais humorística ou mais séria.

Ao falarmos em meio pense nas classes sociais que acessarão seu texto e principalmente no tema e na finalidade do mesmo.

O suporte

O suporte em que o texto será veiculado também interfere em sua maneira de escrita, por exemplo, os textos da internet são mais curtos, por isso vá direto ao assunto, já os artigos científicos são mais detalhistas e por isso podem ser mais longos.

Para treinar essa ‘flexibilidade’ da construção textual leia diversos tipos de texto em diversos suportes (jornais, revistas, livros, romances, internet, banners, propagandas) e apreenda sua estrutura.

Síntese

Escrever bem é esquecer um pouco as ‘frescuras’ da língua e do seu próprio ego e focar-se mais no leitor, um bom texto é aquele que cumpre sua função, seja ela divertir, informar, argumentar ou convencer o público que irá recebê-lo.