Como Escolher uma Boa Pauta

Como Escolher uma Boa PautaA procura de todo jornalista é encontrar uma boa pauta para fazer uma grande matéria. Mas, sempre que pensam no que escrever, acham vai ser muito obvio e a matéria não vai render muito.. E se você é jornalista e ainda não sabe sobre o que escrever, pois não tem uma boa pauta, leia o nosso artigo que iremos dar algumas dicas para vocês. Certamente elas irão fazer toda a diferença na sua carreira, mostrando que qualquer assunto pode render uma boa pauta, se for bem pensando e bem trabalhado. Com uma caminhada tranquila pela rua você consegue achar temas que jamais imaginou. Entenda como isso como isso pode ser feito, neste artigo.

1. Pense um tema mais a fundo. Achar um assunto é fácil, por exemplo: vou falar sobre celulares. Mas, falar o que sobre celulares? Falar das bactérias que contem neles, devido ao seu frequente uso nas mãos, bocas e orelhas? Falar dos sinais que estão ficando cada vez piores? Falar sobre a alta tecnologia que os celulares vem nos oferecendo? Existem diversos assuntos que poderiam ser tratados. Pense em algo mais inovador o possível. Não queria falar sobre algo que já foi tratado. Isso não rende, a menos que na sua matéria contenha informações preciosas.

2. Como desenvolver uma boa pauta. Pense em assuntos que você domina melhor. Fale sobre esportes, tecnologia, curiosidades, etc. Não queira falar sobre um assunto só porque ele é o da moda. Escrever um bom texto e uma boa pauta se resumem na vontade e principalmente, no conhecimento que você tem sobre determinado assunto. É claro que você pode aprender sobre algo e, isso vai ser bastante importante. Mas, só se você quiser mesmo aprender sobre o assunto, do contrário o seu texto na terá vida.

3. Ponha tudo no papel. Depois de ter achado um bom tema, coloque tudo no papel. A pauta que você escolheu, como você irá desenvolver o tema, quem serão as fontes, enfim. Todas as informações necessárias para que a sua pauta possa ser escrita e desenvolvida, de modo que ela se torne uma grande matéria.

Essas foram algumas dicas para que você consiga desenvolver uma boa pauta. Certamente com elas você terá mais sucesso ao abordar um assunto.