Como Escolher o Melhor Encordoamento

Como Escolher o Melhor EncordoamentoCaso você toque algum instrumento da família das cordas, deve saber que há diferentes tipos e formas de se escolher um encordoamento, desde instrumentos como guitarra, baixo e violão. Há diferentes tipos de cordas no mercado hoje em dia, o gerar uma certa confusão naqueles estudantes que estão começando a tocar o instrumento. É importante que você saiba qual corda comprar ao certo, o que por sua vez vai depender de inúmeros fatores, entre eles o que você pode pagar e qual o seu modelo de violão. Nesse post você vai ver algumas dicas de como escolher o melhor encordoamento.

1. Pesquise bastante.Tenha em mente que o jogo de cordas que você escolher vai depender do tipo de violão que você toca, o som que você deseja criar e suas preferências.Vá a loja de música local e observe os diferentes tipos de cordas. Não tenha vergonha de perguntar a funcionário sobre as especificidades de cada uma. Opte por cordas de nylon caso esteja começando a tocar. Eles têm uma pegada mais suave, mais confortável ao dedo. É o tipo de encordoamento usado em violão clássico, na música popular brasileira desde a bossa nova a música contemporânea. Caso queira um som mais pesado e metálico opte por cordas de aço. No inicio perceberá que esse tipo de corda é muita mais desconfortável se comparada a maciez das cordas nylon. Não desista, até o dedo se habituar leva um certo tempo. Mas caso não consiga se adaptar volte para a corda de nylon. Escolha cordas de bronze para em caso de um violão folk. Eles fornecem brilho no som.  É normal o desconforto com a troca nas primeiro cinco semanas, surgindo até calos. Caso persista o desconforto converse com seu professor sobre suas dificuldades.

2. Evite cordas de aço em instrumentos sem tensor. Nunca use cordas de aço em violões clássicos. O braço não é construído para sustentar a tensão e pode deformar rapidamente.

3. Troque as cordas de três em três meses. Troque de cordas. Sempre que possível troque as cordas quando estas apresentarem sintomas de oxidação.