Como Escolher minha Profissão

Como Escolher minha ProfissãoA escolha de uma profissão é algo complicado e que nos faz ficar de cabelo em pé quando chega certa idade, se você está passando por isso acalme-se, não é tão ruim assim.

Se você fica pensando que desta decisão depende o seu futuro e o resto de sua existência, relaxe, a coisa não é tão definitiva assim, por mais que alguém tenha certeza do que quer fazer pelo resto da vida, isso não significa que ela não pode mudar de ideia ou descobrir de uma hora para a outra que aquela tão sonhada carreira não é o máximo como ela havia imaginado.

Para escolher uma profissão você deve levar em conta suas habilidades e seus gostos pessoais, para te ajudar, vamos dar algumas dicas.

O que você faz melhor?

Essa é sua habilidade, por exemplo, você cozinha muito bem e adora fazer isso? Gastronomia pode ser uma boa escolha ou você gosta de falar com pessoas, se comunicar e fazer amigos é sua especialidade? Relações internacionais, publicidade e outras áreas da comunicação podem ser seu foco ou você gosta de aconselhar, ouvir as pessoas e analisar problemas? Já pensou em ser assistente social ou psicólogo? Pode ser uma boa.

Muitas pessoas escolhem a profissão que tem a ver com a matéria favorita delas na escola, isso pode ser um grande erro: se você gosta de química e resolver fazer uma graduação nesta área pode não saber, mas sua vida não será apenas num laboratório explodindo coisas, você deverá fazer relatórios, pesquisas e analisar dados, isso pode não ser sua praia.

O melhor é escolher a profissão de acordo com suas habilidades e gostos e estudar muito.

Habilidades que você deve ter para fazer qualquer curso superior

Organização, responsabilidade e gostar de ler. Sem essas três habilidades a faculdade não vai pra frente.

Converse com outras pessoas

Muitas vezes as pessoas têm verdadeiras impressões sobre nós, converse com seus pais e amigos próximos o que eles acham que tem a ver com você, se nada te deixar satisfeito, você pelo menos saberá o que não quer fazer.

Teste vocacional e feiras de estudantes

Os testes vocacionais são elaborados por psicólogos e podem ajudar a nortear sua decisão. Mas não prenda-se a eles, faça apenas para te ajudar e não determinar o que você deve fazer.

As feiras de estudantes são muito legais, nela você terá contato com diversas profissões e profissionais, poderá conversar e verificar o que determinado profissional faz, onde trabalha, o que deve desenvolver e etc., é um empurrão na hora de decidir o que fazer.

Ramificações

Dentro de uma mesma carreira há várias ramificações, por exemplo, um biólogo pode se especializar em genética, em botânica, em fisiologia, em zoologia, após o término do curso você pode se voltar apenas para a área de seu interesse, expanda suas ideias e verifique quais cursos oferecem as opções que você acha interessante e como elas podem ser alcançadas.

Boa sorte!