Como Escolher Cores Para Aquarelado

download (17)Se você é amante desse tipo de pintura e quer escolher as cores para a aquarela, siga os passos abaixo.

1- Em geral, as aquarelas estão disponíveis sob a forma de comprimidos ou de tubos, mas também é possível usar outros amálgamas que requerem a utilização de água para se espalhar o pigmento colorido. Em qualquer caso, você deve experimentar para determinar a preferência para um ou outro tipo ou escolher a utilizá-los em combinação.

2- No que se refere aos comprimidos, estes são constituídos por um tabuleiro de cerâmica ou de plástico contendo um pedaço de pigmento de cor um pouco sólido. Geralmente o número de cores começa com o amarelo à direita, passando por todo o espectro, chegamos ao preto à esquerda, mesmo que a coloração das cores pode ser alterada a seu gosto. Para usar os comprimidos basta molhar o pincel e remover um pouco de cor a partir do sólido pigmento, tomando cuidado para não esfregar o cabelo de forma errada para não estragar.

3- Com relação ao tubo. Eles devem ser pressionados na ordem correta em uma paleta antes de iniciar o trabalho de endurecimento e secagem. Pode ser difícil para iniciantes de usar, mas em comparação com as cores em tablets oferecem maior consistência.

4- As cores para a aquarela também estão disponíveis em pequenas caixas em uma gama de cores muito simples e em boa qualidade. Em geral, contêm uma escova dobrável e, às vezes, também um recipiente para a água. Eles são muito úteis para a pintura ao ar livre ou quando você está viajando.

5- Além de aquarela pura, você pode usar outros amálgamas que exigem. Uma das mais comuns é a guache, uma mistura de pigmento branco opaco, que, apesar da diferença considerável, é muitas vezes acoplado à aquarela. De fato, enquanto que a aquarela pura dá um efeito de transparência, a guache tem uma elevada saturação de pigmento e é particularmente adequada para a cobertura de uma área com uma camada densa de cor opaca.

6- A vantagem da tinta guache consiste no fato de a cor branca poder ser misturada com outras cores ou deitada sobre elas para as cobrir, o que, com o aquarela pura não é possível. O guache pode ser usado para iluminar algumas partes da pintura, para dar mais consistência às nuvens pintadas em fundo azul claro ou para ser adicionado em primeiro plano para colocar mais ênfase. Os pigmentos, os quais devem ser dissolvidos em água, depois de seco, já não são solúveis ou removíveis, em virtude das resinas sintéticas utilizadas como ligante.

7-Os acrílicos coloridos tem a vantagem de serem capazes de serem aplicados sobre outros, sem a necessidade de remover a camada anterior, como a substância utilizada para fixar o pigmento é muito mais eficaz do que em cores para aquarela.

8- Após usar os pincéis, eles devem ser limpos imediatamente, porque a cor, depois de seca, não é facilmente removível.