Como Entrar No Exército

Como Entrar No ExércitoEscolher uma carreira é sem duvida uma das maiores frustrações das quais muitos jovens passam. O número de cursos de ensino superior vem aumentando e novas áreas de atuação vem surgindo , o que pode deixar o jovem ainda mais confuso em relação ao seu futuro.A hora de prestar o vestibular é sempre muito cheia de ansiedade e duvidas,pois isso muitas vezes decidirá o resto da sua vida,o seu futuro. Mas há também outras maneiras de se garantir estabilidade como ingressar no exercito. E muitos jovens tem esse sonho desde pequenos.E vamos te dar dicas de como entrar no exército.

1.Formas de ingresso. As duas formas mais comuns de se ingressar no exército são através da convocação no período de alistamento e através dos Concursos Públicos .

2. O alistamento . O alistamento é destinado aos homens que em determinado ano completam a maioridade, 18 anos , e é de caráter obrigatório.  O jovem deve comparecer a Junta Militar mais próxima com a seguinte documentação :  Certidão de nascimento ou carteira de identidade , comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. Durante o alistamento você deverá dizer se você se interessa ou não a se ao exército . Então mesmo que seja obrigatório , aqueles que não desejam servir ao exercito muitas vezes conseguem ‘sobrar’

3. Ingresso por Concursos Públicos.  São destinados aqueles que desejam seguir carreira no exército , ou seja para aqueles que querem ser militares de carreira. Esses concursos públicos são direcionados para a entrada nas Escolas de Formação do Exército. Entre elas estão a :

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) que tem por objetivo preparar os jovens para a AMAM (Academia Militar das Agulhas Negras) .
  • E a AMAM é para a formação de oficiais de Armas , entre outros.
  • Também existe o IME – Instituto Militar de Engenharia , responsável pela formação de engenheiros militares de carreio , e o concurso para ingressar no IME pode ser feito por jovens que tenham concluído o ensino médio ou já sejam formados em Engenharia.
  • Há também A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) , que forma oficiais de carreira para o quadro complementar de oficiais . Pode ser feito por ambos os sexos e com ensino superior completo em uma alguma das áreas que o concurso disponibiliza.
  • EsSA (A Escola de Sargentos das Armas ) forma sargentos de carreira em qualificações como logística técnica, aviação , música e combatente , para os jovens do sexo masculino e também qualificação em saúde para homens e mulheres.

4.Mulheres no exercito . Como já visto algumas escolas de formação permitem mulheres , mas nem todas , o ingresso da mulher no exercito existe , porém somente em algumas áreas.

Essas foram algumas dicas de como entrar no exercito , você também pode visitar os sites de cada escolha de formação e obter informações mais detalhadas ,e estar sempre atento as datas dos concursos.