Como Ensinar um Cachorro a Nadar

Como Ensinar um Cachorro a NadarNem todo cão sabe nadarPode parecer um fato surpreendente, considerando que uma das modalidades de natação mais famosas – o nado cachorrinho – é nomeado a partir deste animal. Certos grupos de cães são nadadores naturais, enquanto os outros devem ficar fora da água antes de aprender algumas lições. Spaniels, setters, retrievers, e poodles são alguns dos cães nascidos prontos para a água. Bulldogs, pugs, Boston terriers, e galgos vão precisar ser ensinados. Se o seu cachorro não sabe nadar, veja como você pode ensina-lo.

1. Leve o cão para uma área onde não há muito barulho. Esta poderia ser uma piscina tranquila ou a parte rasa de um lago. Os cães têm dificuldade em concentrar-se ou podem ficar nervosos se houver muito barulho e atividade nas proximidades.

2. Coloque o colete salva-vidas sobre o cão. Embora não seja necessário, ele permite que o ajudante humano possa tirar suas mãos do cão durante as aulas, sem medo de afogamento. Também previne afogamento acidental em lições posteriores se um cão está na água sem um ajudante de natação nas proximidades.

3. Entre na piscina ou lago raso. Se o cão está aprendendo a nadar na piscina, primeiro familiarize-o com a entrada na piscina. Continuamente o coloque na piscina sempre no mesmo local e o ajude a caminhar sobre degraus, se houver algum.

4. Segure barriga do cão pela parte traseira e permita que ele reme usando as quatro patas. Certifique-se de que ele não está apenas usando suas duas patas da frente – do contrário ele vai afundar quando estiver sozinho. Você deve olhar como ele está fazendo o movimento. Use comida como recompensa pode ajudar a se acostumar com esta lição.

5. Continue a lição por mais 10 minutos. Use recompensas para mostrar que ele está tendo um bom comportamento e fale com uma voz otimista e positiva.

6. Ensine ao cão como sair da piscina ou lago raso. Isto é especialmente importante na piscina pois ele pode precisar usar uma rampa para se retirar do modo mais fácil. Passe algum tempo reforçando o processo de saída.

7. Lave o cão com shampoo após as aulas de natação. Seque bem os ouvidos e os olhos e verifique se não há alguma irritação do cloro também.

Dicas:

  • Não deixe o cão na água durante muito tempo. A natação é fisicamente exigente. Faça bastantes pausas e respeite o tempo limite do cachorro.
  •  Se o seu cão vai nadar sem colete salva-vidas, segure-o na água com as mãos ou mantenha-o na coleira durante as aulas avançadas.
  •  Não faça um cão nadar, se ele não quiser. Se o cão não quer entrar, tente colocar suas patas na água para ver se ele pode animar-se com a ideia.
  •  Nunca jogue um cão na água e espere que ele  comece a nadar.
  •  Os cães podem vaguear em grandes áreas de água. Fique de olho neles para se certificar que não vão nadar para muito longe.