Como Encontrar o Número do PIS

Como Encontrar o Número do PISO PIS (Programa de Integração Social foi criado em 1970 pelo governo federal para integrar os trabalhadores da iniciativa privada com o desenvolvimento desuas respectivas empresas e o mundo corporativo, diferentemente do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor), que serve aos funcionários e servidores públicos. Assim, a renda começou a ser melhor distribuída entre empresa e empregado por meio do Abono Salarial, do Fundo de Garantia e do Seguro Desemprego.

Para receber tais benefícios, o empregado deve saber o número de seu PIS, e é aí que muitas pessoas encontram dificuldades. O PIS é gerado automaticamente quando a pessoa tem o seu primeiro emprego de carteira assinada e o empregador tem a obrigação de fornecer tal número ao funcionário. O problema é que muita gente acaba perdendo esse número e não sabendo onde Como Encontrar o Número do PISrequerer novamente.

Aqui, vamos ensinar onde podemos encontrar o número do PIS:

  • Carteira de trabalho – na última folha do seu documento civil CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  • Internet – Caso não encontre na sua carteira de trabalho, acesse o site http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html. Este site serve tanto para inscrição no PIS/PASEP, quanto para solicitar a numeração de um PIS/PASEP já existente. Na opção Inscrição, preencha os campos Nome, Data de nascimento, Nome da Mãe, número de CPF e número de RG (identidade). Caso você não tenha cadastro no PIS/PASEP, você será direcionado para a próxima etapa de cadastro. Preencha todos os dados corretamente. Caso já tenha, aparecerá na tela o seu número de inscrição.
  • Cartão Cidadão – Caso você já possua um Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal (feito para tais saques no caixa eletrônico), o número do seu cartão corresponde ao número do PIS.

Agora você pode utilizar este número para receber Abono Salarial do PIS, Seguro Desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).