Como Encapar Cadernos e Livros

Como Encapar Cadernos e LivrosCom as aulas prestes a começar, muitos pais já vão preparando a lista de compras do material escolar das crianças.

No ensino infantil e na primeira etapa do ensino fundamental (da 1ª à 4ª série) manter livros e cadernos encapados é uma recomendação da escola para que os materiais conservem-se por mais tempo.

As opções para encapar livros e cadernos são muitas, neste artigo vamos mostrar 3 formas diferentes para encapar os livros e cadernos das crianças.

 Contact

O  contact é um adesivo transparente e aderente, a vantagem deste tipo de papel é que as capas originais dos livros e dos cadernos ficam a mostra e ao mesmo tempo protegidas.

Para encapar com o contact, abra o livro ou caderno sobre o papel e tire as medidas, recorte o papel deixando sempre uma margem de até 3 centímetros a mais. Tire a capa protetora e vá colando o contact pouco a pouco sobre o livro ou caderno, mas cole sempre uma capa por vez.

Com uma régua vá retirando o ar e as bolhas que se formarem e prenda as laterais na parte interior das capas.

Plástico quadriculado

Muitas escolas especificam o tipo de papel usado para encapar o material das crianças, o plástico quadriculado é sempre o mais comum deles.

Para encapar com este tipo de plástico basta abrir o livro ou caderno sobre o papel e tire as medidas, recorte o papel deixando sempre uma margem de até 3 centímetros a mais.

Com ajuda de uma fita adesiva, dobre as laterais do plástico e cole-as com a fita na parte interna das capas. Não se esqueça de fazer um pequeno corte na brochura do caderno ou livro (apenas nas margens deixadas a mais), isso serve para que eles fechem e abram com facilidade.

Tecido

Nas escolas públicas os livros didáticos devem ser devolvidos após o uso, por isso não recomenda-se encapá-los com tecido, porém encapar os cadernos não traz nenhum problema.

Para encapar com tecido basta abrir o livro ou caderno sobre ele e tire as medidas, recorte o tecido deixando sempre uma margem de até 3 centímetros a mais.

Para fixar o tecido use cola branca ou cola para tecido e passe-a com um pincel sobre toda a capa do caderno e nas abas que devem ser coladas na parte interna do caderno. Deixe secar por até 30 minutos em local bem arejado.