Como Emagrecer com Saúde

Como Emagrecer com SaúdeApesar de muitos acharem que perder peso rápido é a melhor maneira de diminuir as medidas e queimar gorduras, a realidade é completamente contrária. Perder peso muito rápido não é saudável, pois com a mesma velocidade que você perde os quilinhos extras, você pode tê-los de volta. A melhor maneira de emagrecer é mudar os habitos alimentares, deixando-os mais saudáveis e seguir uma rotina de exercícios durante um bom período, pois a perda de peso é gradativa. Se realizada com um tempo bem calculado, não trará danos à saúde.

Nesse artigo estão algumas dicas para quem deseja emagrecer de forma correta, sem prejudicar a saúde.

1. Não tenha pressa. Como já foi dito, a perda de peso demora um pouco para dar resultados mais notáveis. O que você deve fazer é: definir suas metas para emagrece. O ideal é perder 1 ou 2 quilos por semana. Procure não fazer dietas “milagrosas” nem tomar remédios para emagrecer, pois isso não fará com que seu processo seja saudável.

2. Cuide de sua alimentação. Mantenha um diário por um tempo e anote tudo o que você come e bebe. Isso irá evitar que você consuma mais calorias do que realmente precisa.

Não coma enquanto assiste televisão ou estiver fazendo qualquer outra atividade. Quando for comer deve sentar-se e comer devagar, assim você terá a sensação de “estar cheio” mais rápido e evitará comer demais.

Se você não aguentar ficar sem comer pelo tempo mais indicado (3 horas), faça lanches saudáveis entre as refeições, escolha frutas e legumes ao invés de doces, biscoitos, e salgadinhos.

3. Opte por comidas caseiras. Comendo comida caseira, sua alimentação ficará mais saudável e mais fácil de ser controlada, além de ser uma opção mais barata. Ao escolher os alimentos, certifique-se de ler os rótulos nutricionais para cada item que estiver comprando.

4. Tome cuidado com o que você bebe. Muitas pessoas preocupam-se só com os alimentos sólidos e esquecem dos líquidos. As bebidas também têm calorias. Uma lata normal de refrigerante tem cerca de 150 calorias sem nenhum valor nutritivo. Evitar bebidas prontas, como sucos de latinhas também contribuirá bastante para seu processo de emagrecimento.

Para beber, as melhores opções são: água, suco natural de frutas (sem açucar), chás (sem açucar) leite e iogurte desnatado.

5. Coma frutas e vegetais. Esses dois tipos de alimento são grandes aliados para quem está em ritmo de dieta. O ideal é estabelecer um objetivo de comer 5 à 9 porções de frutas e vegetais por dia. Eles vão mantê-lo saudável e dar-lhe uma sensação de que está satisfeito com poucas calorias.

6. Drible sua fome. Quando estiver com fome, faça opções que irão te ajudar, por exemplo, escolha alimentos ricos em fibras que vão te satisfazer. Esses alimentos são frutas, legumes, cereais e pães integrais. Ou então, antes de cada refeição você pode comer uma salada verde,  tomar uma sopa ou caldo. Isso vai ajudar a encher o seu estômago e você vai acabar comendo menos calorias. E não se esqueça de beber bastante água! Pelo menos 8 copos por dia. Faça da garrafinha sua companheira!

7. Alimente-se bem no Café da Manhã. É a refeição mais importante do dia, especialmente para pessoas que querem emagrecer. Ignorar qualquer refeição, principalmente a primeira refeição do dia,  faz com que você tenha mais fome e fique antes da hora e mais propenso a comer demais em outras refeições.

8. Pratique exercícios. Você deve tentar se exercitar por pelo menos 30 minutos ao dia, você pode optar por caminhada ou corrida, que são exercícios básicos. Repita essa rotina durante 5 dias por semana. Você não tem que entrar em uma academia e começar a levantar peso ou fazer exercícios muito intensos. A não ser que você queira, além de perder peso, ganhar massa muscular.