Como eliminar lendeas e piolhos

Como eliminar lendeas e piolhosOs piolhos são algo comum nas crianças que estão em idade escolar. Quase todo adulto, quando na fase escolar, passou por esse problema. E apesar de ser um evento tipicamente infantil, se não tratado corretamente pode ser facilmente transmitido por toda a familia. Não há nenhuma relação entre o piolho e a falta de higiene nos cabelos. Pelo contrário: o animal prefere fios limpos.
Esse é um equívoco que muita gente comete e acaba causando preconceito.
Pois bem, toda mãe quando tem seu filho acometido por esse problema  e recorre as farmácias onde várias formulas estão disponiveis para a eliminação do piolho, no entanto não é recomendado o uso de tanta quimica nas crianças quando se existem soluções menos agressivas e naturais.

Então se você quer eliminar os piolhos e lendeas siga as dicas a seguir, escolhendo a melhor solução para você:

1 – Faça uma mistura de metade água e metade vinagre e borrife por todo o cabelo.
Cubra com uma touca e deixe agir por 30 minutos. Lave o cabelo normalmente. A acidez do vinagre ajuda a matar lêndeas e piolhos. Há também a variação com vinagre morno, misturado com água do próprio chuveiro. Tem um cheiro forte, é verdade, mas some com a lavagem. Não recomendado para quem está com o couro cabeludo sensível e irritado, pois pode arder bastante.

2 – Compre um pente fino e passe uma linha entre os dentes, de um lado ao outro, como se fosse um ziguezague.
Lave os cabelos da criança, deixe um pouco do condicionador para deslizar o pente mais facilmente. As lêndeas grudam no fio de linha. Faça esse procedimento por alguns dias seguidos. Reserve esse pente especificamente para fazer isso.

3 – Misture condicionador com um punhado de sal grosso, deixe agir por cerca de 15 minutos, depois passe o pente fino. Por fim, lave bem o cabelo.

4 – Importante: depois de todas as lavagens é imprescindível secar bem os cabelos. Este é um truque tiro e queda que impede a reinfestação, porque as lêndeas não gostam de calor nem de cabelos secos ( preferem a umidade), elas esturricam com o calor do secador. A temperatura do secador deve estar como se fosse fazer uma escova, ou seja, bem quente. Por esse motivo essa dica não é indicada para crianças muito pequenas.

5 – Lave lençóis e toalhas com água quente. Pode-se ferver a roupa de cama e de banho ou colocar para lavar no ciclo quente da máquina de lavar, se a sua tiver essa opção.

6 – Passe a roupa de cama com ferro bem quente para matar eventuais lêndeas, mesmo que não faça a lavagem delas diariamente. Quando for passar a fronha, faça junto com o travesseiro. Uma outra alternativa é colocá-los na secadora.

7 – O óleo de tea tree (também conhecido como malaleuca) é um antifungicida natural. É só colocar três a quatro gotas no frasco do xampu de uso normal da família. Ajuda a prevenir uma possível reinfestação. Geralmente é vendido em lojas de produtos naturais.

8 – Se a infestação não estiver muito crítica, não é preciso manter a criança em casa. Mas, na hora de mandá-las à escola, tenha o cuidado de prender o cabelo delas ou colocar acessórios que isolem o contato com outros colegas, como bonés e bandanas.

9 – Passe o pente fino diariamente pelos cabelos (de preferência os de metal) enquanto durar a infestação e depois faça uma catação cuidadosa para retirar as possíveis lêndeas e piolhos mais escondidos e resistentes.

10 – E a dica final: ficar sempre alerta e periodicamente dar uma olhada mais detalhada na cabeça das crianças, principalmente, quando souber que é época de surto nas escolas e parquinhos que vocês frequentam.

 

Seguindo essas dicas facilmente o problema será eliminado e sua familia estará protegida dos temidos piolhos.