Como Elaborar um Trabalho Científico

Como Elaborar um Trabalho Científico

Para que uma tese seja comprovadamente científica, o mundo acadêmico exige que ela esteja enquadrada em algumas regras, tanto técnicas quando critérios de cientificidade. Ao apresentar sua dissertação de mestrado, monografia da graduação ou sua tese de doutoramento, seu trabalho será conferido e avaliado por uma banca, contendo outros profissionais da área, de alto nível de graduados, que poderão aprovar ou reprovar sua tese. Mas esse é o final do processo, ele inicia com a delimitação do tema.

A escolha um tema pode ser uma tarefa muito difícil, mas ao mesmo tempo será algo gratificante, o que lhe ajudará a escrever mais facilmente. Depois do tema ter sido escolhido, você vai ter que começar as pesquisas, na internet e na biblioteca para encontrar textos de outros autores que sustentem sua tese. Mas vamos fazer um percurso por cada etapa para que você possa escrever seu texto científico.

 

O que garante a cientificidade

Como Elaborar um Trabalho CientíficoDurante o século XIX o cientificismo introduziu no mundo acadêmico a ideia de que para que alguma teoria fosse aceita como correta, ela deveria passar pelos mesmo métodos de análise das ciências naturais, ou seja, é quase dizer que tudo deveria ser comprovado em laboratório. Assim, as ciências humanas e sociais, que estavam ainda engatinhando, começaram a buscar um conhecimento empírico, ou seja, comprovável na realidade.

Esse foi só o começo dos critérios que garantem a cientificidade. Com o passar dos séculos, o caráter científico passou a ser dado por outros aspectos e basicamente se engessou até hoje.

Primeiramente o cientista deve ter formas de comprovar todo e qualquer argumento que ele use. Assim as fontes se tornaram quase que veneradas por tais ciências. Mesmo sendo introduzida a crítica ás fontes, esse critério de cientificidade permaneceu intacto, assim, você deve citar no seu trabalho acadêmico fontes que comprovem de onde aquelas informações saíram, pois toda tese é passível de ser refutada por outro pesquisador, se suas fontes estiverem corretas, ela não será negada. O que pode acontecer é outro pesquisar encontrar outras fontes que comprovem outra realidade. Entenda, na ciência não existe verdade, mas sim uma teorias verossímeis.

Após ler vários textos, você poderá fazer um debater sobre o assunto. Procure por temas que lhe interessam e que deixam algumas questões em aberto para que você possa respondê-las. Faça uma lista de todas as ideias possíveis e de suas hipóteses de solução para os problemas colocados. Se você não encontrar um tema que lhe agrade, use os recursos que você tem disponíveis para escolher o tema, alguma leitura adicional pode ser encontrada sobre o assunto e te dar mais alguma ideia. Se você ainda estiver em dúvida, o melhor mesmo é recorrer ao seu professor orientador.

A pesquisa

Essa é a parte mais importante do seu trabalho, este que vai lhe dar todas as informações necessárias para que você escreva seu trabalho. Para fazê-la de forma correta, primeiramente você deve fazer uma varredura de todos os textos sobre o tema.  Visite a biblioteca para encontrar tantas fontes quanto possível sobre o tema, use também a internet para descobrir artigos e teses sobre o assunto. Com certeza você não vai usar todos os textos, assim para economizar dinheiro na compra ou aluguel de textos, o melhor é você escolher as principais obras, mas neste momento, quanto mais você tiver, melhor. Leia principalmente os índices de capítulos de livros e artigos que tocam o tema. Anote também as referencias bibliográficas que o autor utilizou para escrever o trabalho. Esta pesquisa vai ajudar a guiá-lo quando você escreve e vai incorporando grande parte desta informação em seu trabalho.

O texto

Como Elaborar um Trabalho CientíficoUm texto acadêmico reúne algumas partes: Introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e a relação das fontes. Na introdução você deve escrever o objetivo do seu trabalho, o problema, suas hipóteses e dar um panorama geral sobre o texto e sobre quais assuntos você irá abordar, claro que de forma mais sucinta. Em alguns casos, sua tese vai fazer uma pergunta que o seu trabalho vai tentar responder. Em outros casos, sua tese vai fazer uma declaração geral sobre o tema que será comprovada no decorrer do seu trabalho.

O desenvolvimento, como o próprio nome já diz, vai reunir os capítulos onde você vai explicar tudo sobre a sua tese.  Antes de começar a escrever, você deve construir um esboço. Crie os títulos e subtítulos que de alguma forma apoiar a sua tese. Cada item no esquema deve estar diretamente relacionado à sua tese, o que impedirá que você divagar ou sair do caminho. Quanto mais detalhado for o seu contorno, mais fácil será o processo de escrita. Procure primeiramente dar um panorama geral do tema, colocar o problema e nos capítulos, você deve organizar seus argumentos, apresentando as fontes e citando os autores que foram usados para chegar às suas conclusões.

Na conclusão, você deve fechar suas ideias, passando novamente pelos seus argumentos de forma mais sucinta e mostrando a relevância de tudo o que foi falado no decorrer do texto.

Escreva o seu primeiro rascunho, e confie nele enquanto você digita e incorpore sua pesquisa ao seu trabalho a partir de uma variedade de fontes. A pesquisa lhe dá o material para o trabalho e o torna mais válido. Quaisquer citações parafraseado ou direta, deve ser seguida de uma citação no texto dando crédito ao autor. Não tente passar informações sem citar os autores, pois isso é caracterizado como plágio, ou seja, dê crédito aos autores.

Como Elaborar um Trabalho CientíficoAo final de sua tese, escreva a sua lista de referências.

Dê crédito a cada fonte que você usa nas referências no final do seu trabalho. Você deve incluir o nome do autor, título do trabalho e data de publicação. Tenha um cuidado especial a essa parte, pois como já foi citado, se você for acusado de plágio, seu trabalho pode ser desacreditado e seu nome ficar sujo na academia. Para instruções detalhadas de como citar referências, os guias de estilo mais comuns utilizados no nível acadêmico, leia as regras da ABNT.

Releia toda a sua tese e certifique-se de cada parágrafo está coerente. As pesquisas podem criar eventuais lacunas na sua investigação. Elimine as coisas repetidas, corrija os erros gramaticais e certifique-se todas as informações são fontes estão corretamente citadas e a autoria devidamente atribuída tanto no texto e na lista de referências.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo

http://www.unilestemg.br/portal/biblioteca/downloads/manual-para-elaboracao-de-artigos-cientificos.pdf

http://www.trabalhosabnt.com/trabalho-cientifico