Como Elaborar um Relatório

Como Elaborar um RelatórioVocê foi designado para escrever um relatório para o seu trabalho ou na faculdade? Aqui está um guia básico sobre como elaborar um relatório. Nele estarão contidas todas as informações recolhida no decorrer da execução do projeto, assim seja bem claro e obviamente, utilize a norma culta da língua. Vamos lá…

1. Clarifique os objetivo e expectativas. Seja claro sobre o propósito, o público (s), recursos para apoiar o relatório de produção, funções e responsabilidades. Certifique-se que esse entendimento é compartilhado por outras pessoas-chave envolvidas.

2. Decidir sobre a estrutura adequada para o relatório geral. Os financiadores terão uma específica pro forma, eles gostariam que você siga. Vale a pena estar familiarizado com este bem antes de começar a escrever o relatório. Desta forma, você pode estar no olhar para o que incluir como o projeto progride. Se você não tem pro forma fornecidas, você terá que escolher algumas rubricas adequadas como um guia.

3. Produzir primeiro projeto. Tenha tudo para por escrito, preocupar com a edição, o estilo de comprimento, mais tarde. Recorte e cole a partir de relatórios anteriores e avaliação, se planeja deixar lacunas para os outros preencherem.

4. Releia o projeto. Ler e editar primeiro projeto, tentar lê-lo a partir da perspectiva de uma pessoa chave que você gostaria que o relatório de influenciar, ou um membro da sua plateia.

5. Circular o projeto para a equipe do projeto ou comitê consultivo se for o caso. Peça comentários escritos e ideias para recomendações de uma data fixa, permitindo aos leitores o tempo suficiente para fazê-lo. Seja específico sobre quais aspectos você gostaria comentários sobre, por exemplo, conteúdo, seções específicas que você não tem certeza sobre, o estilo, o tom, a linguagem, fluxo, recomendações, layout, erros de digitação, gramática. Se você tiver apenas algumas pessoas e tempo suficiente, circulam apenas uma cópia de todos os comentários, de modo a facilitar a edição.

6. Integre os comentários, elaborar recomendações
Decida qual os comentários de incorporar, de preferência em uma pequena reunião de projeto de equipe. Discutir recomendações. Se as suas recomendações envolvem os outros a tomar medidas, pode ser aconselhável envolver essas pessoas no processo. Isso pode ajudar a certificar-se que sejam elaborados de forma que é mais provável que seja bem recebido e atendido. É importante colocar as recomendações mais importantes primeiro. Também pode ser útil para classificar as suas recomendações de acordo com quem você gostaria de ser a ação. Dessa forma, eles têm acesso rápido e claro para as implicações para eles.

7. Escreva Sumário Executivo
Esta é uma parte muito importante do seu relatório de projeto. Os resumos são a fonte mais utilizada de informações sobre os resultados do projeto. É necessário manter o sumário executivo curto, de preferência 1-4 páginas. É útil para conter um breve resumo do objetivo do projeto, principais estratégias, resultados de relevância para o público. Deixe claro as implicações dos achados, possivelmente incluindo as recomendações, como parte do sumário executivo, ou seguindo logo depois.

8. Circular Final
Incluir: agradecimentos, página de rosto, sumário, resumo, recomendações, referências, listas de siglas, apêndices, etc.

9. Faça edições finais.

10. Disposição

11. Obtenha o Número ISBN
Se o seu relatório deve ser um documento público. Isto pode ser feito através do Departamento de Serviços de Biblioteca Humana. Eles vão exigir detalhes do autor, editora, data, palavras-chave, e uma cópia do projeto de relatório.

12. Registre o seu projeto com HEAPS

13. Imprima e distribua.