Como Elaborar um Plano de Negócio

Como Elaborar um Plano de NegócioComo hoje em dia quase todo mundo no Brasil está conseguindo abrir o seu negócio graças ao grande avanço econômico que estamos falando, muitas pessoas sem experiência acabam fazendo isso. Estas pessoas acabam se afundando na ideia de que você abrir uma empresa você já está rico, este pensamento está totalmente errado, totalmente errado mesmo. Por isso o mais recomendado é que quando você pensa em abrir uma empresa você deve ter um plano de negócio, se você não tem com certeza a sua empresa será apenas um sonho.

Quando você vai abrir um negócio os bancos e as entidades financeiras vão observar de perto o seu plano de negócio quando decidem se eles devem lhe emprestar dinheiro. Um plano de negócio deve conter os principais critérios usados por você e os seus funcionários para determinar um ganho. Além disso, vai ser a partir do plano de negócio que você vai se basear para tomar decisões sobre o que fazer na sua empresa ou até mesmo o que não fazer na sua empresa. Se seu negócio for bem pequeno e baseado no próprio domicílio, algumas destas sugestões podem não ser necessárias. Porém, desenvolva um plano que ao menos esboce metas e custos esperados, um plano de marketing e uma estratégia de saída. Um plano comercial mostra como você espera ter êxito e detalha os padrões usados para avaliar esse sucesso. Por isso separamos este artigo para você, para lhe mostrar como elaborar um plano de negócio. Veja a seguir.

1. Um esboço das metas e objetivos em um resumo executivo. O resumo executivo introduz sua estratégia de negócio. Esta é a seção mais importante para banqueiros e entidades financeiras. Você precisa convencer o agente financeiro logo nas primeiras páginas de que tem uma proposta de negócio viável. Esse resumo também é uma importante ferramenta de comunicação para funcionários e clientes em potencial. Eles precisam entender suas idéias e seu negócio antes de apoiá-lo.

2. Um breve relato de como você iniciou a empresa. Exponha com clareza as origens da empresa. Não deixe de incluir como você ou seu sócio tiveram a idéia.

3. Suas metas para a empresa. Explique em poucos parágrafos quais são suas metas de curto e de longo prazo para a empresa. Qual o ritmo de crescimento? Quem são seus principais clientes?

4. Biografias da equipe gerencial. Inclua na seção de gerenciamento os nomes e o histórico dos integrantes da equipe gerencial. Não deixe de incluir as respectivas atribuições.

5. O serviço ou produto que pretende oferecer. Um aspecto fundamental do resumo é uma discussão sobre como seu produto ou serviço se diferencia de outros atualmente disponíveis.