Como Elaborar um Currículo

Como Elaborar um CurrículoElaborar um currículo não é somente jogar no papel seus cursos e experiência profissional. Na hora de fazer o seu currículo, você deve levar em conta várias variáveis, como o local para o qual você irá mandar, o que a vaga pede e, muito importante, o tamanho dele. Não importa o quanto você seja qualificado, ninguém terá paciência de ler um currículo de 10 páginas. Neste artigo ensinaremos como elaborar um currículo.

1. Descubra o que o empregador está procurando. Sabendo quais são as qualificações necessárias, dê maior destaque em seu currículo as suas qualidades que se encaixam no perfil. Procure tirar qualquer coisa que não seja pertinente para a vaga que você pretende conseguir.

2. Procure um modelo para o seu currículo. Existem diversos tipos de modelos que você pode encontrar na internet. Utilize um deles, de preferência um simples e objetivo, sem floreios desnecessários.

3. Coloque um resumo de seus objetivos. Elabore um parágrafo explicando o seu objetivo de forma clara e porque você se encaixaria na empresa. Isso ajuda a capturar a atenção da pessoa que faz a primeira triagem entre os currículos recebidos.

4. Se você não possui experiência profissional, foque nas suas realizações acadêmicas. Na hora de fazer um currículo para estágio, os estudantes universitários acabam tendo menos que uma página. Sem experiências profissionais, foque bastante em cursos e trabalhos que você tenha desenvolvido na universidade. Não se desespere, na hora de disputar um estágio, a maioria dos outros candidatos também possui um currículo reduzido.

5. Faça uma hierarquia de suas experiências. Coloque cursos em ordem de relevância para a vaga e experiências profissionais do mesmo modo. Quando uma pessoa for ler o seu currículo, ela tem atenção maior no começo de uma lista do que no final.

6. Use o corpo do texto no padrão da ABNT. Utilize fonte Times New Roman e de corpo 12, que auxiliam a visualização. Lembre-se que você deve fazer com que seu currículo seja o mais simples de ser lido possível.

7. Mantenha o currículo objetivo e curto. O ideal é que ele não tenha mais de uma página, mas se necessário utilize mais uma. Se suas experiências formarem mais que duas páginas, filtre as mais importantes para manter nesse tamanho máximo.