Como Elaborar um Artigo Científico

Como Elaborar um Artigo CientíficoUm dos trabalhos mais solicitados em alguns cursos de faculdades são os artigos científicos e quando os professores falam nisso os alunos só faltam ter um ataque, pois é muito complexo fazer um artigo científico, ainda mais uma que saia bom e com uma coerência que o professor aprove. Mas, aqui vamos ensinar algumas dicas para você elaborar o seu artigo científico e que os professores gostem muito dele. São procedimentos bem objetivos que se forem seguidos, com certeza conseguirá sucesso em sua nota.

1. O primeiro passo é colocar o resumo. Em um artigo científico, o primeiro passo para começa-lo é fazer o resumo do próprio artigo e falar um pouco sobre o tema que você escolheu. Fale sobre os objetivos do artigo, a metodologia que você irá utilizar para fazê-lo e lembre-se de por os resultados que você alcançou. Um lembrete é que neste resumo não se deve colocar citações e ele não pode passar de 250 palavras, pois se passar ficará muito extenso e não se tornará mais um resumo. Logo depois coloque as palavras-chaves do trabalho. Escola de três a cinco que você presume que sejam as mais importantes do seu artigo.

2. Introdução e fundamentos teóricos. Depois de ter feito o seu resumo, coloque a introdução do seu artigo falando sobre a conceituação do tema, o objeto de estudo, o método proposto, o problema de pesquisa, as hipóteses, as justificativas. Nesta parte coloque tudo muito bem explicado para que o seu trabalho fique bem completo e que já nesta parte o seu artigo já mostre que tem uma coerência. Logo após a introdução ponha os fundamentos teóricos do seu trabalho, onde será a parte mais extensa e mais trabalhosa do seu trabalho, onde você explicará o problema e criará uma solução para ele. Lembre-se de usar tópicos e subtópicos para fazer esta parte do trabalho, para que ele não fique confuso e difícil de entender. Use citações longas que possam explicar ainda melhor o seu ponto de vista.

3. Metodologia e finalização do trabalho. Depois de você ter desenvolvido o seu artigo, coloque os métodos que você utilizou para fazer as suas pesquisas, as técnicas escolhidas, o resultado de pesquisas e as análises de dados. Depois coloque o resultado de seu artigo científico pelas pesquisas que você realizou e por fim, faça a conclusão do seu trabalho, contendo as respostas das pesquisas, os objetos e as validações das respostas.