Como Educar um Cachorro

Como Educar um CachorroSe você resolveu ter um cachorrinho, deve saber que precisa educá-lo muito bem para evitar problemas futuros. Esse artigo traz algumas dicas para você deixar seu cachorro bem educado para que a presença dele em sua casa seja motivo de preocupação.

1. Tenha uma coisa em mente: o filhotinho lindo e fofo que você acabou de levar para casa irá crescer e precisa de limites, como uma criança.

2.  Determine regras. Procure estabelecer regras que sirvam tanto na fase filhote quanto na fase adulta do cachorro. Por exemplo:

  • Se irá deixá-lo entrar em sua casa tem que permitir isso pelo resto da vida dele, assim você não irá traumatizá-lo depois de adulto por não deixar ele entrar como era de costume.
  • O cachorro não entende todas as palavras que você diz então procure falar poucas, como quando ele fizer algo que você aprove fale “isso” ou “muito bom”. Se for para repreender, use palavras como “não” “não pode”, ele vai entender com facilidade o que está dizendo.
  • Encontre palavras fáceis para dar comandos a ele, como “Senta”, “Deita”, Fica” ou “Pega”.

3. O nome do cachorro deve ser um elo entre você e ele. Toda vez que você disser o nome dele, ele automaticamente entenderá que você o está chamando. Por isso, evite chamá-lo de um nome diferente cada vez que o chama, pois isso irá confundi-lo. Se nome dele for Tobby, chame -o sempre assim, não de lindinho, garotão, gordo, ou qualquer outro apelido.

4. Estimule-o a cumprir as regras. Quando quiser ensinar algo ao seu cachorro, pegue alguma coisa que ele goste muito de comer, tente mostrar que se fizer o que você está pedindo ele irá ganhar o “prêmio”. Por exemplo, dê a ele um daqueles biscoitinhos de cachorro sempre que ele fizer xixi no lugar certo.

5. Seja coerente. Não crie regras estranhas que o cachorro siga e você não, como por exemplo, se não quer ele dentro de casa, quando for brincar com ele vá para a parte externa, porque se começar a chamar ele para entrar, ele vai assimilar essa regra de maneira errada e entenderá que, se quiser brincar poderá entrar em sua casa. Com isso, assim que seu cachorro quiser sua atenção ele entrará em sua casa e você ficará bravo e pedirá para ele sair.

Estabelece regras e verá como sua convivência com seu cachorro não será desastrosa, um animal bem educado na fase filho evita problemas de comportamento na fase adulta.