Como Economizar Papel

Como Economizar PapelSe você está em casa ou no escritório, economizar papel é a forma ideal para reduzir custos, limitar o desperdício e manter um estilo de vida ecológico. Embora às vezes seja conveniente usar um novo pedaço de papel para imprimir ou escrever, reduzindo a quantidade de papel que você usa economizará dinheiro e reduzirá a quantidade de lixo que cria a cada dia. Não sabe como fazer ou nunca parou para pensar nisso? Veja aqui as nossas dicas de como economizar papel.

1. Imprima em ambos os lados do papel.  Ao imprimir um texto ou qualquer outro documento, utilize a parte de trás da folha em branco que está sendo usada. Assim que terminar a primeira impressão, coloque o papel de volta na impressora para que a parte traseira seja assim aproveitada, ou configure sua impressora para que ela possa fazer este trabalho automaticamente.

2. Reutilize o papel. Das folhas que você imprimiu ou utilizou apenas um lado, reaproveite-as! Corte a parte que foi riscada, ou dobre a folha para que a parte limpa esteja disponível. Faça destes papéis folhas de rascunho e disponibilize-as pela casa em blocos ou encaderne-as para que sirvam de anotação de recados, receitas, telefones, listas de supermercado e etc.

3. Diminua o tamanho da fonte. Caso não seja um documento importante, de cunho judicial ou empresarial, por exemplo, reduza a fonte para que mais informações possam caber no papel e você não precise utilizar mais de uma folha.

4. Encolha o documento do Word para caber mais em uma única página. Ajuste as configurações da impressão para que mais de uma página possa caber em uma folha de papel. Por exemplo, se você tem um documento que é de quatro páginas, ajuste as configurações de impressão para imprimir duas páginas de um lado, e em seguida, manualmente vire o papel antes de inseri-lo na impressora para que ela imprima as duas últimas páginas na parte de trás, utilizando assim apenas uma única folha.

5. Selecione apenas as páginas que você precisa ter em mãos, em vez de um documento inteiro. Por exemplo, se você tiver um documento que tem 15 páginas, mas você só precisa da segunda página na mão, imprima somente a página dois.

6. Troque guardanapos de papel por guardanapos de pano. Uma forma simples de reduzir o consumo de papel em casa, é também substituir o uso do papel na cozinha. Dê preferencia a guardanapos de pano, que podem ser reutilizados, ao invés dos de papel.