Como Dormir Bem em Uma Noite de Calor

Como Dormir Bem em Uma Noite de CalorO verão é uma época muito festejada. É sinônimo de férias, praia, passeios e brincadeiras ao ar livre. Quem não gosta de tomar um sorvete numa noite de calor? Ou se bronzear, aproveitando o sol forte da praia? Ou ainda se refrescar dando um belo mergulho no mar ou na piscina? Se a pessoa possuir um aparelho de ar condicionado, tudo se torna muito mais cômodo e tranquilo, mas nem sempre é assim, pois, mesmo os que têm todos os confortos possíveis, podem enfrentar a falta de energia elétrica, ou mesmo estarem hospedados em locais sem os recursos necessários para uma noite fresca e agradável. O que fazer então, pra resolver esse problema? Como dormir bem em uma noite abafada e sem nenhuma ventilação? É possível se refrescar com uma temperatura de 40° e dormir tranquilamente? Confira as nossas dicas.

1. Roupas. Durma com o mínimo de roupa possível, e jamais durma com roupas escuras.

2. Ar. Mantenha a porta aberta para que o ar circule com facilidade.

3. Resfrie o ambiente. Coloque uma bandeja ou uma bacia com gelo na frente do ventilador, que estará apontado em sua direção. Isto não vai resfriar todo o ambiente, mas vai jogar ar frio sobre você, aumentando seu conforto.

4. Travesseiro. Use um travesseiro de látex, com furinhos. Esses travesseiros são bem mais frescos que os comuns, pois permitem uma rápida absorção do suor.

5. Prefira lençóis de algodão. Eles são mais refrescantes do que qualquer outro.

6. Janela. Abra a janela do quarto e deixe o ar ventilar algumas horas antes de dormir.

7. Ducha. Tome uma ducha morna antes de ir para cama e não enxugue o corpo totalmente (não tome ducha fria, porque, após sair do banho seu corpo vai esquentar mais ainda).

8. Refeição. Faça uma refeição leve e que seja fácil para seu organismo digerir. Prefira saladas e frutas e escolha as que contêm maior teor de água, como melancia, melão, pepino, alface, etc. Abuse também dos sucos.

9. Ventilador. Experimente colocar um ventilador na janela, mas, apontado para fora. Isso mesmo! Devido a efeitos físicos, o ventilador vai jogar o ar quente do quarto para a parte externa.

10. Borrifador. Mantenha em sua geladeira um borrifador de água (desses que se usa para plantas). Nos momentos de calor muito intenso borrife essa água geladinha sobre você. O alívio será imediato.