Como Doar Roupas

Como Doar RoupasA doação de roupas é um gesto bonito que faz bem não apenas para aqueles que recebem as roupas, mas também para que as doa.

Além de fazer um belo gesto, você ganhará espaço no guarda-roupas e passará para frente aquilo que você já não usa mais.

Se você ainda não sabe como doar as peças, leia o tutorial abaixo e se informe.

Primeiro passo – Tire um dia para arrumar o guarda-roupas e separar as peças sem uso.

Após separar tudo, guarde de volta aquelas que você não irá doar e faça uma triagem nas peças.

Segundo passo – A triagem consiste em selecionar as peças que podem ser doadas das que devem ir para o lixo. Não doe as roupas que você não seria capaz de usar, quem vai recebê-las também não vai gostar.

Peças rasgadas, manchadas ou muito velhas e gastas devem ser jogadas fora, já as em bom estado podem ser doadas. Caso falte algum botão, reforme a roupa antes de doá-la, costure pequenos rasgos e lave as peças.

Terceiro passo – Dobre todas as roupas e guarde-as em sacolas para protegê-las da umidade e da poeira. Armazene as roupas num local limpo e seco antes de fazer a doação.

Onde doar?

Muitas igrejas, centros espíritas e outras instituições religiosas aceitam doações de roupas, não importa qual seja sua religião, eles aceitam todo o tipo de doação.

Asilos, orfanatos, hospitais psiquiátricos, entidades que cuidam de deficientes, albergues e instituições de caridade também aceitam as roupas. Antes de doar ligue para os locais, muitos deles só aceitam roupas em dias e horários específicos, para não perder a viagem, agende com antecedência sua doação.

Quais são as peças que mais faltam?

Roupas de crianças e roupas masculinas são as que mais fazem falta, a maior parte das doações é de roupas adultas femininas.

Além de roupas, lençóis, cobertores, edredons e fronhas também fazem muita falta nas instituições, lave tudo muito bem e verifique as condições das peças antes de doá-las.