Como Desentupir Pias

Como Desentupir PiasA pia de uma cozinha é um objeto indispensável a uma rotina diária. Porem uma pia entupida só gera dor de cabeça e acumulo de louças sujas, além de muita das vezes atrapalha na hora de cozinhar. Veja neste texto algumas formas de desentupir uma pia de cozinha.

Materiais Necessários:

Desentupidor de pia

Recipiente

Balde

Bicarbonato de sódio

Vinagre

Chave inglesa

Sonda de drenagem

Luvas de borracha

Utilizando um desentupidor comum:

1. Encha a pia até a metade com água fervendo com muito cuidado para não se queimar.

2. Pegue o desentupidor e o posicione no ralo da pia, caso a pia seja de duas cubas tape o ralo do lado que não estiver entupido para que a pressão que você gerará com o desentupidor fique voltada diretamente para o ralo entupido.

3. Movimente o desentupidor continuamente para baixo e para cima por 1 minuto, levante-o para verificar se a água começou a escoar e caso a água não desça, repita o mesmo movimento até que a água escoe normalmente.

Há casos em que ficam restos de comida ou gordura no cano, uma boa solução para isso é utilizando uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio:

4. Utilizando um par de luvas e uma vasilha, retire toda a água de dentro da cuba da pia e jogue-a em um balde.

5. Coloque uma xícara de bicarbonato no ralo e caso seja necessário, utilize alguma ferramenta para forçar que o produto entre no ralo.

6. Agora, coloque cerca de 200 ml de vinagre no ralo e o tape para que o vinagre possa penetrar até a obstrução.

7. Deixe essa mistura agir por 5 minutos, destape o ralo e abra a torneira da pia para ver se o problema está resolvido. Caso tenha funcionado, jogue o equivalente a um litro de água fervendo no ralo para lavar os vestígios da solução, caso não tenha resolvido, repita o processo com vinagre e bicarbonato novamente até que a água escoe normalmente.

Para casos mais críticos, uma boa forma é utilizando uma sonda para drenar a sujeira.

1. Abra o armário debaixo da pia e coloque um balde debaixo dos canos para evitar que a água que está acumulada caia no chão ou no seu armário.

2. Retire o tubo que faz a conexão de sua pia com o tubo de escoamento. Geralmente é um sifão ou um tubo curvo, que fica embaixo da pia. A princípio tente soltá-lo com as mãos e caso não consiga, utilize a chave inglesa ou um alicate de pressão.

3. Após retirar o sifão verifique se há restos no mesmo e os retire, coloque o sifão novamente no lugar e ligue a torneira. Caso a água não escoe siga os seguintes passos.

4. Remova novamente o sifão e coloque a sonda. Vá a empurrando até que você não consiga mais.

5. Puxe a sonda cerca de meio metro para fora e aperte um parafuso de bloqueio que há na mesma. Gire a alça da sonda no sentido horário e ao mesmo tempo vá a empurrando para dentro do tubo o mais profundo que você consiga alcançar.

6. Assim que você sentir que a sonda engatou em algo, gire a manivela no sentido anti-horário e a puxe para fora.

7. Caso você continue a encontrar resistência continue empurrando a sonda e girando a alça no sentido horário até que o cabo pesque a obstrução.

8. Retire a sonda e remonte o sifão na pia. Ligue a água e verifique se o problema foi resolvido. Caso a água comece a descer devagar, utilize um dos processos anteriores para tirar os restos de detritos.

Avisos:

Evite usar produtos químicos nesse tipo de serviço pois os mesmos são prejudiciais à saúde e ainda podem danificar suas tubulações.