Como Desenhar uma Flor

Como Desenhar uma FlorO desenho real usado para representar uma flor, levando em consideração suas características botânicas, não se parece em nada com as florzinhas que desenhávamos na escola.

Para desenhar uma flor real, temos que demonstrar por meio dos traços todos os componentes da flor e apontar suas funções pelos nomes corretos. Assim como os animais, as flores também possuem órgãos e uma estrutura padrão que deve ser respeitada. Para uma melhor representação, os botânicos sempre desenham as flores como se elas tivessem sido cortadas ao meio no sentido vertical, o que possibilita visualizar toda sua estrutura.

A flor que ensinaremos a desenhar neste tutorial são da classe das angiospermas, essas espécies estão em maior número em nosso planeta e suas características principais são a ocorrência de frutos e flores.

As flores guardam os órgãos reprodutores das angiospermas e contém o carpelo (gineceu), estame (androceu), pétalas, sépala, receptáculo floral e pedúnculo floral.

Entenda os órgãos que compõe uma flor:

O pedúnculo é aquele que dá sustentação à flor, ele é composto por órgãos que se concentram e seu interior, são eles: antera, filete, estigma, estilete, ovário, pistilo, pétala, sépala e receptáculo.

Sépala:E o cálice da flor e normalmente tem cor esverdeada;

Pétala: As pétalas formam a corola e ficam na parte interna do cálice. Quando a flor desabrocha podemos notar suas cores e textura, a base das pétalas são as sépalas.

Flores como a do desenho acima são hermafroditas, ou seja, possuem ambos os sexos. O órgão feminino é representada pelo carpelo que em sua base guarda o ovário e dentro dele o óvulo, já o órgão masculino é o estame, que guarda as gametas masculinas, em sua ponta há a antera e seu corpo fino chama-se filete.

Pedúnculo floral: É o que nos chamamos de caule da flor.

Receptáculo floral: É a base da flor, ele marca a intersecção entre o pedúnculo e a sépala.

Estigma: Parte constituinte do órgão reprodutor feminino, é a ponta do carpelo, jáa parte mais fina que liga o carpelo ao ovário é o estilete.

Abaixo, observe o esquema dos órgãos reprodutores e sua localização exata:

Como Desenhar uma Flor